CHICO DA VENDA

CAUSO DO CHICO DA VENDA

SÃO JOSÉ DOS LOPES, AOS PÉS DA SERRA DE IBITIPOCA, É O LOCAL ONDE MEU PAI NASCEU E VIVEU ATÉ SEUS 18 ANOS DE IDADE, QUANDO COMPROU SEU PRIMEIRO PAR DE SAPATOS E VEIO PRA SÃO PAULO, PARA TRABALHAR NO BALCÃO DE UMA CASA DE QUEIJOS, ONDE FEZ A VIDA.

DE VEZ EM QUANDO, ELE CONTA ALGUMA ESTÓRIA DAQUELE LUGAR, QUE É UM DOS MAIS LINDOS QUE OS OLHOS PODEM VER.

BEM, VAMOS AO CAUSO.

SÃO JOSÉ DOS LOPES, UM LUGAREJO AFASTADO UMAS DEZ LÉGUAS DA CIDADE MAIS PRÓXIMA, ERA BEM MOVIMENTADA. EXISTIAM NO LUGAR GRANDES FAZENDEIROS, QUE EMPREGAVAM MUITA GENTE PARA O CULTIVO DE CAFÉ E CRIAÇÃO DE GADO LEITEIRO.

HAVIA LÁ NA ÉPOCA, CONFORME CONTOU MEU PAI, UM ENORME ARMAZÉM, QUE VENDIA DESDE UMA AGULHA ATÉ SELA DE MONTARIA, QUE ERA O MEIO DE TRANSPORTE DA EPOCA.

ESTAMOS FALANDO DO ANO DE 1939.

O DONO DESTE ARMAZÉM ERA UM PORTUGUÊS, QUE JÁ ESTAVA LÁ HÁ MAIS DE 20 ANOS. O SR. CHICO ERA UMA PESSOA MUITO QUERIDA PELA POPULAÇÃO LOCAL.

EM 1939, EXISTIA UM PROJETO PARA QUE A CIDADE DE JUIZ DE FORA PASSASSE A FAZER PARTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

FOI AÍ QUE COMECOU O PROBLEMA DO PORTUGUES, O SR. CHICO.

CONTA MEU PAI QUE, AINDA MENINO, NUMA NOITE FOI COM MEU AVÔ, O SR. MANOEL ALMEIDA, À VENDA DO SEU CHICO COMPRAR FUMO DE CORDA, ENTRE OUTRAS COISAS, E QUE, CHEGANDO NO ARMAZÉM, SEU CHICO ESTAVA MUITO ACABRUNHADO E NERVOSO.

ASSIM QUE ELE AVISTOU MEU AVÔ COM MEU PAI, ELE COMEÇOU A FALAR COM AQUELE FORTE SOTAQUE PORTUGUÊS:

- SR MANOEL ALMEIDA, JÁ SE FAZ 20 ANOS QUE ESTOU CÁ EM SÃO JOSE DOS LOPES A “TRABALHAIRE” DE DOMINGO A DOMINGO, GUARDANDO TODAS MINHA ECONOMIAS, PARA QUE AGORA QUE ESTOU VELHO E CANSADO ME MUDAR PARA JUIZ DE FORA E, JUSTO AGORA, RAIOS QUE ME PARTAM, JUIZ DE FORA VAI “PERTENCEIRE” AO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. ISTO É MUITO “AZAIRE”.

- MAIS SEU CHICO, FALOU MEU AVÔ, ISSO NÃO VAI AFETAR EM NADINHA A TUA MUDANÇA PRA JUIZ DE FORA.

- COMO NÃO VAI? VAI E VAI “AFETAIRE” EM MUITO, POIS EU JAMAIS VOU “ACOSTUMAIRE” COM AQUELE “CALOIRE” INFERNAL QUE FAZ NO RIO DE JANEIRO...

ZE PAULO MEDEIROS CAUSOS&EFEITOS

ze paulo medeiros
Enviado por ze paulo medeiros em 25/08/2005
Código do texto: T45021