DE CURUZU E DE SUCUSSARARÁ .

Estive em Guararapes, cidade vizinha a Araçatuba, e passei pela Rua Curuzu, um lugar pobre.

Por acaso sei o significado indígena de Curuzu.

Pesquiso no google e descubro que Curuzu é uma denominação comum de rua, em várias cidades.

Curioso que as pessoas não se perguntem pelos nomes de rua.

Lembro que li algures que a Rua do Ouvidor no Rio de Janeiro chamava-se Rua Sucussarará.

Faz tempo, lá pelos idos do século dezenove.

Na época era uma rua sem importância, que tinha nome oficial nunca lembrado.

Isso porque o povo teimava chamá-la de Sucussarará.

O fato persistiu até o rei nomear um "ouvidor", pessoa encarregada de "ouvir" o que dizia o povo.

O "ouvidor" tinha poderes especiais, inclusive para botar pessoas na cadeia.

E morava na Rua Sucussarará.

Era respeitado.

Do respeito e do medo derivou a rua chamar-se "Rua do Ouvidor".

E Rua do Ouvidor ficou.

Sucussarará foi esquecido, porque nem tinha origem indígena, nem outra importância.

Era porque lá residira um médico alemão, proctologista, cujo nome se perdeu.

Contava-se que após examinar as hemorroidas do paciente o médico aviava uma receita e acompanhava a vítima, digo, o cliente até a porta.

A título de incentivo, dava-lhe um um tapinha nas costas e dizia:

_____ Su cu ssarará !

Não acredita? Basta pesquisar!

Aproveite e pesquise também sobre "curuzu".

Adianto que o significado indígena é "bolo fecal".

É, incauto leitor, isso mesmo que agora o faz torcer o seu delicado nariz.

.......................................

fev / 2014

Samuel Sajob