Sonhos

Perez e Chacal estão sentados na areia ao lado de onde Murdoch está deitado. Adidas chega, bebendo água de côco pelo canudinho.

- Agora tô legal. Já dei uma hidratada.

Adidas joga o côco na areia, depois senta junto dos outros. Ele tira da sunga uma mutuca e começa a separar o fumo na palma da mão.

- E aí, Murdoch? Cadê a roupa?

- Ué... Sei lá, pô!...

- Não acredito. Não agitou a roupa? Só falta isso... eu que vou ter que sair andando por aí atrás de seda... Qual é, meu camarada?!

- Pô! E eu que tenho que pegar?

Chacal interfere:

- Murdoch é o maior verme!... Deve tá de dobra.

Perez entrega uma tira de seda e Adidas começa a preparar o baseado.

Murdoch senta e olha para os atobás que cruzam o céu.

- Pô... Sabe qual é o meu maior sonho?

Adidas o interrompe.

- O teu eu não sei. O meu maior sonho é ganhar na mega-sena sozinho, pra nunca mais precisar trabalhar.

Chacal: - Porra!... Tu nunca trabalhou na vida!...

- Então. Pra nunca precisar trabalhar.

Murdoch desenha com a mão o trajeto do vôo dos atobás.

- O meu maior sonho é voar. Já pensou, estar lá em cima, olhando a praia aqui embaixo?...

- Ué, mas tu não já não tá sempre voando? – zomba Chacal.

- Não... Tô falando voar de verdade... Abrir os braços e voar mesmo, lá no alto...

- Abrir os braços ou as asas? – pergunta Perez.

- Braço. Nada de asa. Eu queria poder voar com esse meu corpo mesmo.

Chacal solta uma risada.

- Ia ser a super lingüiça voadora!

- Aí quando eu passasse por aqui e visse essa rodinha de vagabundo, ia fazer cocô bem na tua cabeça... todo dia... cada cagalhão de meio quilo... Ploft!... Ploft!...

- Tudo bem. Já que o teu sonho é voar, o meu é ter uma espingarda de cano longo... – Chacal rebate. - Pra te encher de tiro.

Chacal joga areia na mão em que Murdoch representava o vôo.

- Ah, só que o meu corpo ia ser todo blindado, à prova de balas.

Perez: - Mas aí você ia ser muito pesado e não ia conseguir voar.

- Não. Mas eu ia ter um propulsor a jato.

Chacal resolve por um fim naquele sonho.

- Então eu ia enfiar uma mangueira no teu cu pra te abastecer de combustível, seu filho da puta!...

Todos riem. Depois Murdoch pergunta a Perez:

- E tu, qual é o teu maior sonho?

- Eu? O meu sonho é ter um avião e despejar napalm sobre todas as favelas do Brasil.

Chacal solta um grito:

- Caralho! Tu tá maluquinho, moleque!

- Olha o sonho do cara. Assim tu ia ser preso, maluco. O teu sonho é esse, ser preso?

Enquanto segue a conversa, Adidas termina de preparar o baseado.

- Preso o quê! Você tem que entender o contexto. Despejar napalm sobre as favelas ia ser um plano de governo pra erradicar a miséria. Porque eu não sei se você sabe, mas em 2015 um terço da população mundial vai enfrentar problemas de falta de água potável e de alimentos. Vai ser preciso haver racionamento.

Adidas interrompe.

- Cadê o isqueiro?

Os outros não dão atenção.

- Então o governo vai promover um processo de limpeza étnica...

Adidas começa a perder a paciência.

- Não acredito. Eu que vou ter arrumar fósforo?... Vocês tão de brincadeira!... Qual é, Murdoch, porra!

- Não tenho, pô! Pede ali.

- Eu que tenho que pedir? Não acredito.

Adidas levanta, aborrecido, levando o baseado na mão. Vai em direção a barraca ao lado, onde está um casal.

Perez continua.

- Vão ser eliminados a escória, os mendigos, os bêbados, os vermes, os viciados... todos os desqualificados de um modo geral.

Chacal cutuca Murdoch com o pé.

- Aí, Murdoch... Cuidado!...

- Tu também.

Adidas não consegue fósforo, vai para pedir em outro lugar.

- Então vão ser criadas brigadas para acabar com toda essa escumalha. Tropas de caça e extermínio vão esquadrilhar ruas, praias e praças, eliminando todos os inúteis que forem encontrados...

Enquanto Perez fala, Adidas procura alguém que possa acender o baseado. Ele vê quatro homens que vem andando pela areia e espera que se aproximem. São altos, fortes, estão de óculos espelhados, vestem sungas e bonés pretos e trazem grandes mochilas às costas.

Adidas vai ao encontro dos homens e estende o baseado.

- Aí, mano, tem fogo?

Os quatro homens olham para o baseado na mão de Adidas, depois olham um para o outro. Verme... Viciado... Imediatamente, os quatro apontam os lança-chamas que carregam às costas e despejam fogo sobre Adidas, que cai gritando, com o corpo em chamas.

Perez, Chacal e Murdoch entreolham-se assustados. Tropas de caça e extermínio? Os quatro homens olham para eles e também apontam os lança-chamas.

Perez, Chacal e Murdoch correm para água.

As armas cospem labaredas.

Perez, Chacal e Murdoch mergulham e saem nadando para longe.