A INSÓNIA

Num mundo tão conturbado, onde cada vez mais vivemos de forma isolada, enfrentando sem a necessária solidariedade os mais graves problemas, seria bom que pelo menos o bom humor nunca nos abandonasse, pois encarar de forma positiva as vicissitudes é a única maneira de superar as pedras que encontramos no caminho. Assim, encaremos as coisas com leveza e esbocemos um sorriso, sempre que possível.

EASE THE DAY

A meio da noite, Asdrubal continuava a dar voltas e mais voltas na cama mas não conseguia dormir. Ajeitou a almofada, voltou a virar-se e nada, o sono não aparecia.

- Alice, estás a dormir?

- Agora não, graças ao teu serviço de despertar…

- Desculpa-me, mas não consigo dormir. Deve ter sido do jantar…

- Ou então foi do excesso de cerveja…

- Lá estás tu… só bebi uma.

- Eu contei três garrafas… e aqui mais ninguém bebe…

- Pois mas a culpa é tua, só sabes cozinhar pratos pesados…

- Queres que passe a usar de plástico?

- Lá estás tu a desconversar.

- Está bem, abelha… Olha lá, e se me deixasses dormir? Falas pelos cotovelos e eu tenho de me levantar cedo - lamentou-se Alice.

- Já me calo, desculpa.

- Experimentaste contar carneiros?

- Sim, mas eles adormeceram e não consegui vê-los todos, estavam amontoados.

- É azar, sim senhor…

Fez-se silêncio durante largo tempo. E o sono de Asdrubal continuava espantado.

Então, como era camionista, pôs-se a imaginar que ia numa longa estrada, sempre em linha reta, interminável.

Às tantas pareceu-lhe ver uma loura curvilínea pedindo boleia. Parou uns metros à frente e ficou admirado com a sua beleza. Ela disse-lhe que queria ir para uma cidade algo distante dali.

Asdrubal aceitou sorridente o pedido, pondo-se em marcha.

Ao fim de algum tempo, a loura comentou que estava muito calor e abriu um pouco o vidro, mas não satisfeita com isso tirou a blusa, ficando em soutien.

Asdrubal quase saiu da estrada, atrapalhado com a visão. Enervado, continuou a guiar, mas a imagem da loura mesmo ao lado, com um corpo inebriante, toldava-lhe a visão.

Ajeitou-se no assento, chegando-se mais para a porta. Ela então perguntou-lhe se não queria parar numa zona de descanso, parecia-lhe estar a precisar de repouso.

Ele encheu-se de coragem, excitado pelas cenas em perspetiva e mais adiante desviou o veículo para uma zona de lazer.

Após ter estacionado o camião, abriu a janela do seu lado pois também estava a sentir-se com calor.

Ela olhava-o provocante e chegou-se mais para ele.

Asdrubal, cada vez mais atrapalhado, chegou-se ainda mais para a porta do seu lado. Ela chegou-se de novo para ele, ele voltou a afastar-se em sentido contrário até que… caiu da cama, levando a roupa com ele.

Alice sentiu-se destapada e chamou-lhe "estúpido" e "imbecil". Passado apenas um minuto, tocou o despertador. Eram horas de iniciar um novo dia de trabalho.

Asdrubal respirou fundo e falou, desconsolado:

- Porca miséria, a vida de pobre será sempre a mais desgraçada…