FALA QUE EU TE ESCUTO

Um amigo meu comprou uma motocicleta e demorou para transferir a propriedade.

Quando foi fazê-lo verificou que estava bloqueada por financiamento anterior e que havia, também, algumas multas.

Doido da vida saiu atrás do vendedor.

Chegou derramando toda a sua revolta.

O vendedor ouviu tudo muito quietinho, sem esboçar reação.

Quando meu amigo fez uma pausa, ele ligeiro contra-atacou com voz suave e tranqüila:

____ Tá com vontade de desabafar? Desabafe... Tá revoltado com a vida? Eu estou aqui pra te ouvir ... Fique a vontade... derrame tudo o que envenena a alma... desabafe... fala que eu te escuto!

A serenidade do outro desarmou-lhe e ele acabou por pedir desculpas e se acertaram da melhor maneira.

Lição aprendida, merecia ser multiplicada.

A oportunidade não tardou.

Tendo invadido com seu carro local proibido, meu amigo viu pelo retrovisor que o guarda vinha para admoestar-lhe.

Foi então que ele lembrou a lição do vendedor.

Aguardou o guarda fazer uma pausa e disse:

____ Desculpe seu guarda... eu estou errado... mas se está com vontade de desabafar, desabafe... se está com vontade de reclamar, reclame... despeje tudo o que te angustia e o que te revolta... eu estou aqui para lhe ouvir... fala que eu te escuto!

Por alguns momentos o guarda olhou para ele espantado.

Depois, considerou que seria ótimo aproveitar a oportunidade.

De dedo em riste despejou todos os problemas do seu trabalho.

E meu amigo teve de ouvir, caladinho, o maior chá de esculacho da sua vida.

................................

30-05-2007