COZINHA

- Está uma delicia! Onde aprendeste a cozinhar tão bem?

- Fiz muitos cursos, mas os mais importantes foram na “Le Cordon Bleu” em Paris e “Paul Bocuse” em Lyon, respondi cheio de orgulho, confiança.

Nem me importei se achavam que era real ou ficção e continuei contando que em Lyon aprendi muito com os melhores “Chef de Cuisine” e fiz alguns amigos, hoje famosos, mas á época eram péssimos alunos e alguns se formaram graças a minha ajuda, como Ferran Adrià.

Quando cheguei a Paris fui ajustado como “Rôtisseur e Boucher”, pela minha grande facilidade em fazer churrascos, carnes de caça e peixes, passando em seguida para “Chef de partie” e pela facilidade de comunicações entre vários níveis fui promovido a “Souschef”, onde monitorava e acompanhava de perto os futuros “Chef de Cuisine”, ajudando os alunos a desenvolverem seus projetos.

Entre uma cerveja gelada sem álcool, com uma dose de puro malte Green Label, despetalava uma alcachofra para fazer o acompanhamento de um filé de Badejo, quando lembrei de uma passagem...

... Estava em Paris, quando fui surpreendido por André Terrail um jovem estudante de administração e da família proprietária do “La tour d´Argent”. André estava em meu restaurante, fui até sua mesa dar-lhe minhas boas vindas. Trocamos um dedo de prosa, afinal eu era amigo de seu pai e por vezes tinha freqüentado seu restaurante.

Pediu minha sugestão:

- Qual prato o senhor me sugere?

- Hoje pela manhã no cais Mégisserie, perto do Louvre, comprei Badejos e Robalos frescos muito bonitos e na feira tinha lindas Alcachofras! Que tal como sugestão um “Filet de Bar aux artchauts et citron confit, jus a la grecque”...

- Hummmmm!!!!!! Muito boa pedida Monsieur Cesão! E para acompanhar?

- Graves rouge 2007 Cabernet Sauvignon...

- Bela pedida! Um tinto nobre, baunilha e cerejas negras maduras combinam muito com a alcachofra.

- Com certeza ficará satisfeito, André!

- Monsieur estamos precisando de um “Chef de cuisine” em nossa casa, o senhor me indicaria alguém, algum aluno ou ex aluno?

- Hoje pela manhã na feira estive com seu pai e Laurent Delarbre um jovem talentoso, não ministrei aula para ele, mas conheço bem seu trabalho e caráter. Parece pela conversa que ouvi que seu pai irá trazê-lo novamente para seu restaurante.

- Papai ainda não me contou esta novidade. Fico muito feliz com seu retorno, gostava muito dele, realmente sua cozinha é muito boa.

- Já falei pra você não tomar cerveja sem álcool ela faz você delirar, onde já se viu...

Paris, Lyon... O país mais longe que você conhece, e é o único, é o Paraguai, de buzunga de muamba... Paris e Lyon só pela Barsa e Delta Larousse...

- Queridos! Sou reconhecido internacionalmente...

- Só se for pela Polícia Federal e Interpol e como Muambeiro...

- Alô! Alô! Peraí gente! É uma ligação internacional...

- Hahahahah...

- André! Comment allez vous mon amie?

Et votre père, comment vont les choses dans le restaurant ...

Je suis très heureux de votre appel...

Viens, sera´ un plaisir de vous recevoir dans ma maison...

Cesão
Enviado por Cesão em 27/12/2014
Código do texto: T5082525
Classificação de conteúdo: seguro