Calçadão

Calçadão…

Já ao raiar da luz, incessante e contínuo fluxo de figuras de todos os quadrantes, idades e raças, tão curiosamente apresentadas com respiração mais ou menos ofegante, deambulam para cá e para lá, cada qual com seu próprio ritmo e movimento.

Não se trata propriamente e segundo creio, de actividade profissional de gente atarefada com seus afazeres, mas sim, de quem e em voz da consciência, apela, pretende e quer alimentar um presumível bem estar físico e mental. Será que conseguem…?

Realmente é de louvar o esforço destas criaturas que em abono da verdade apresentam os seus trajes completamente embebidos/encharcados. Calor não falta e chuva também é frequente, mas eles lá vão e nunca desistem.

E quando se aproxima das últimas horas do dia, estes passadiços há beira mar, são uma autêntica passerele e mostra de figuras que mesmo para o mais céptico, não deixa de ser impressionante. Não há espaço para quem pretende ficar parado a contemplar o que quer que seja.

O tráfego é intenssíssimo e bastante cerrado. E eles vão de chinelo, de ténis, a ler o terço, de bicicleta, de bico de pato, de patins, de muletas e carrinhos de bebé, de Gay, de mão dada e de pijama, enfermeira, papai noel…enfim …eles vão de toda a forma.

Mas será que tudo isto acontece, só porque eu aqui estou?

Serei eu assim tão conhecido e merecedor de tanto entusiasmo delirantemente frenético?

Realmente olham imenso para mim…mas ninguém me pediu autógrafo, o que portanto presumo que não serei assim tão conhecido por estas zonas. Um ou outro estendem-me a mão em ar de possível reconhecimento, mas eu não pago para dar autógrafos. Quanto muito seria o contrário, não é? Além disso ainda teria de pagar adiantado…!!!

Bom, mas eles parecem bandos de pardais á solta e qual deles o mais sorridente.

Mas será que tudo isto é diário? Bom, mas se é vício, porque motivo não se vêm muito os efeitos de tanto esforço e suor? Ou foi chuva que caiu mais além..? Sim porque os pneus são demais. Mas será que ainda ninguém explicou a esta gente prismática que só assim, não se perde a quilha…!!!???.

Claro que existem alguns, dignos de registo e cujos olhos deles não se cansam de olhar e olhar…

O dia finda e o movimento vai abrandando, até que restam e aparecem umas outras figuras que com aspecto um pouco mais “sugeniris” . Pedem autógrafos mas a troco de quantias mais elevadas e mais referem que ficam á nossa total disposição e articulando outros cenários.

Caricata esta nova forma de requerer autógrafo, mas insistem no uso de tinta fresca e caneta na mão, numa atitude estranha com a boca aberta…Estas outras figuras devem fazer outro tipo de actividade paralela, pois sem aparente esforço e sem grande movimentação, têm um aspecto físico que se pode considerar muito mais apelativo. Provavelmente farão horas extraordinárias de passadiço ou então vivem de uma actividade demasiado intensa… E quando o dia retorna, eis que tudo recomeça…

Com tanto esforço esta gente ainda morre antes do tempo.

Grande calçadão hein…???

Paulo