O ESCRITOR FAMOSO E O NOVATO

Se você for um escritor famoso e escrever um texto absolutamente sem sentido, você é genial; se for um escritor novato e fizer isso, você é um estúpido.

Se você for um escritor famoso e escrever sobre diversos temas, você é versátil; se for um escritor novato e fizer isso, você não tem estilo.

Se você for um escritor famoso e fizer uma citação de outro escritor, você está demonstrando amplos conhecimentos literários; se for um escritor novato e fizer isso, você não tem idéias próprias.

Se você for um escritor famoso e mencionar detalhes científicos, históricos e geográficos, você está evidenciando possuir ampla cultura geral; se for um escritor novato e fizer isso, você está se exibindo.

Se você for um escritor famoso e dissertar sobre política, você é bem-informado; se for um escritor novato e fizer isso, você está querendo se candidatar.

Se você for um escritor famoso e utilizar linguagem rebuscada, você está sendo magnífico; se for um escritor novato e fizer isso, você está sendo pedante.

Se você for um escritor famoso e mencionar fatos ou pessoas reais em seus escritos, você está sendo criativo; se for um escritor novato e fizer isso, você está sendo pouco criativo.

Se você for um escritor famoso e escrever uma crítica, você está sendo apenas crítico; se for um escritor novato e fizer isso, você está sendo recalcado.

Se você for um escritor famoso e escrever mais de uma vez sobre determinado tema, você está analisando a questão por outros ângulos; se for um escritor novato e fizer isso, você está sendo repetitivo.

Se você for um escritor famoso e não beber, não fumar nem usar drogas ilícitas, você é “do bem”; se for um escritor novato e fizer isso, você é “frutinha”.

Se você for um escritor famoso e usar alguma droga, você está liberando a mente e o espírito para a arte; se for um escritor novato e fizer isso, você é viciado, bebum ou maconheiro.

Se você for um escritor famoso e escrever sobre violência, você é intenso; se for um escritor novato e fizer isso, você é um sádico.

Se você for um escritor famoso e escrever sobre sexo, você está sendo erótico; se for um escritor novato e fizer isso, você é um tarado.

Se você for um escritor famoso e escrever sobre religião, você é espiritualizado; se for um escritor novato e fizer isso, você é supersticioso.

Se você for um escritor famoso e escrever sobre uma visão que teve, você é um profeta; se for um escritor novato e fizer isso, você é esquizofrênico.

Se você for um escritor famoso e aproveitar a idéia de outro escritor, você está inovando sobre o tema; se for um escritor novato e fizer isso, você está plagiando.

Se você for um escritor famoso e utilizar uma palavra de baixo calão, você está sendo ousado; se for um escritor novato e fizer isso, você está sendo grosso.

Se você for um escritor famoso e dedicar um texto a alguém, você está sendo sensível; se for um escritor novato e fizer isso, você está sendo meloso.

Se você for um escritor famoso e escrever sobre as injustiças, você é socialmente responsável; se for um escritor novato e fizer isso, você é maniqueísta.

Se você for um escritor famoso e seu texto terminar mal, você está sendo realista; se for um escritor novato e fizer isso, você não presta.

Se você for um escritor famoso e cometer erros de português, você está criando uma nova proposta ortográfica; se for um escritor novato e fizer isso, você é um ignorante.

Se você for um escritor novato, você vai se sentir desforrado com estas constatações; já se você for um escritor famoso, pergunte-se se, no tempo em que você era novato, não tinha a sensação de que as coisas eram mesmo mais ou menos assim...

Mauren Guedes Müller
Enviado por Mauren Guedes Müller em 06/06/2007
Código do texto: T515887