UM ET EM GOROBIXABA (Aleixenko Oitavo)

UM ET EM GOROBIXABA

Monsenhor BENTO DEZENOV, padre efetivo de Gorobixaba, avançado em idade, com as vistas cansadas, rezava a missa das vinte horas, do sábado, tradicional naquelas paragens, por lei baixada e assinada por sua Alteza Real Rainha CONCEYEVA GOMESINSKY, para arrastar os homens à igreja, no que naquela noite não teve efeito.

Para piorar, para o padre, na noite anterior, as meninas do PUMUGO = Puteiro Municipal de Gorobixaba, deram uma festa de arromba, com música alta de doer os tímpanos; e monsenhor BENTO não dormiu quase nada. Pudera, a casa paroquial é geminada com o puteiro, o que facilita por um lado, mas atrapalha por outro. E durante o dia, que ele sempre tirava uma “pestana”, fazendo a sexta, após o almoço, também não dormiu nada, pois os moleques fizeram uma algazarra daquelas, se rufiando e curtindo uma cadela no cio, acompanhada por mais de uma dezena de cachorros.

Portanto era normal aquele sono que ele sentia. Fazendo com que visse coisas irreais. E não deu outra. Quando ergue a hóstia para oferenda... ele grita:

- Socorro! Um ET está entrando na igreja.

Naquela noite, somente senhoras e crianças compunham o conjunto dos fieis presentes, pois os homens haviam participado da festança no PUMUGO; e descansavam para a segunda refrega na próxima noitada de putaria. Várias mulheres se viraram para a porta, mas na penumbra dentro da igreja (economia de energia, decretada pelo Primeiro Ministro ALEIXENKO OITAVO), só viram um vulto pequeno, caminhando para o centro da nave. E induzidas pelas palavras do sacerdote, saíram correndo para os fundos da igreja, muitas delas arrastando seus filhos. As outras senhoras que não viram nada, mas pelo sim e pelo não, acompanharam aquelas que corriam. E BENTO DEZENOV, vendo aquela correria, uma vez que nunca foi muito corajoso e nem tinha tanta fé nas suas pregações, não acreditou que Deus fosse protegê-lo, também correu conforme suas pernas o auxiliaram e aguentaram.

Como no fundo da igreja não tinha porta; ninguém conseguiu sair, e o padre, pela velhice e obesidade, adquirida pela gula das guloseimas, foi o último a chegar ao monte de gente, espremidos lá, logicamente ele era o mais próximo do então ser visitante. Benzeu-se com o sinal da cruz e com voz trêmula perguntou:

- O que quer aqui, senhor ET?

Uma voz compassada, nasalada, senão quase de risada, se fez ouvir:

- Vim buscar o senhor!

O monsenhor se vendo numa enrascada pergunta:

- Mas o que eu fiz para vocês querer me levar?

A voz do ET, agora compassada responde:

- Na quinta-feira à noite o senhor foi...

Mais que depressa BENTO DEZENOV, assíduo frequentador do PUMUGO, às escondidas das paroquianas, se pôs a disposição do suposto ET:

- Eu vou, não precisa falar mais nada.