Os buracos da cidade!

Naquela pequena cidadezinha, as chamadas ‘puladas de cerca’ praticadas tanto pelos homens quanto pelas mulheres eram constantes e um tanto quanto comuns!

Com a ‘pureza’ e a fé que reinava entre os moradores, também era comum aos ‘pecadores’ encherem o confessionário, segredando ao antigo Padre João as ‘puladas de cerca’ que praticavam, fazendo com que o devotado pároco sentisse até constrangimento ouvindo os, por vezes picantes, relatos!

Em sendo assim, houve por bem, o Santo Padre solicitar aos confidentes para que se abstivessem em relatar pormenores de suas escapulidas, substituindo-os por dizer que haviam caído em um buraco e ele já saberia a que estavam se referindo!

Tal procedimento passou a ser comum e utilizado todas as vezes que alguém houvesse ‘pulado a cerca’!

O tempo passou e chegou ao fim a sacra jornada no Padre João no local, sendo o já bem velho Padre substituído pelo jovem Padre Gino.

E tudo continuou como ao tempo do Padre João. Aos ouvidos atentos do jovem Padre Gino chegavam confidências e mais confidências, sobressaindo-se o fato do grosso dos confidentes dizerem que havia caído em um buraco!

Ao Padre respondia que isso não era pecado e que eles podiam ficar sossegados e nem penitência deveriam pagar!

Decorridos alguns meses, inconformado com a situação e totalmente exasperado pela quantidade cada vez maior de fieis que confessavam aquilo que julgavam como se tivessem cometido pecado, o jovem Padre resolveu falar com o Prefeito, solicitando alguma providência no sentido de realizar, nem que fosse um mutirão para sanar o problema dos buracos na cidade!

Foi atendido prontamente pelo Prefeito Tonho, que dispensou toda e qualquer formalidade ao saber que o novo Padre queria falar-lhe.

Tão logo se reuniram o jovem Padre foi direto ao assunto, dizendo da sua preocupação com o estado das ruas e calçadas do lugar que estava ocasionando constantes quedas em buracos para seus moradores!

O Prefeito, que obviamente estava ciente do que havia sido combinado pelo antigo Padre João com os seus fieis, não pode conter uma sonora gargalhada, ao que o Padre Gino, muito seriamente retrucou:

--- Eu muito me admiro com o Senhor divertir-se com as precárias

condições de segurança que enfrentam os moradores, sujeitos a

se machucarem de forma grave... Pois saiba o senhor, que a

primeira dama do município, sua esposa, somente na semana

passada caiu em mais de três em buracos!