O FUNCIONÁRIO FANTASMA DO DETRAN

Durante cinco anos aquele funcionário comeu, bebeu, dançou e arrotou, mas não labutou para ninguém.

-Trabalha? – indagava aquele servidor público fantasma.

- Quando você apareceu na repartição? - questionava o amigo para o gazeteiro.

-Não sei e nem tenho raiva de quem sabe!

-Você não tem medo de cortar seu ponto?

-Quem é doido? Eu tenho um “pistolão”. Eu sou filiado ao partido do HOMEM.

-E se tiver um “auê” e o seu amigo cair?

Ai o funcionário sinecura olhava para amigo perguntador e calmamente salientava:

-Eu tenho é cinco anos comendo mole e jamais ninguém cortou meu salário. Na repartição eu nunca apareço para não dar mancada. Tenho cinco anos e meu salário chega direitinho.

-Eu sou um Zé Mané tenho que trabalhar todos os dias...

-Por que você não se filia ao partido indicado por mim?

-Não tenho coragem...

-Por que você não faz uma associação?

-Não tenho coragem...

-Com associação você vai entrar em contato com pessoas importantes da sociedade.

-Não tenho coragem...

-Por que você não faz um blog e manda cacete na turma?

-Não tenho jeito para escrever...

-Por que você não compra um carro importado?

-Não tenho dinheiro para comprar um carro importado.

-Eu vou ser seu fiador no banco!

-Não tenho coragem...

-Por que você não monta um time de futebol?

-Não tenho político para bancar o meu time.

-Eu trago o meu político.

-Não tenho coragem e nem tempo...

-Por que você não veste uma roupa de marca?

-Meu dinheiro é curto...

E assim vivia aquele funcionário gabola e fantasma humilhando o seu amigo que todos os dias comparecia ao trabalho. Quando estava na “Passarela do Caranguejo”, na Orla da Praia de Atalaia Velha, o funcionário esnobava.

-Qual é o seu salário? – questionava uma das mulheres que o acompanhava.

E com ar de gente rico, o “morcego dos cofres públicos” desconversava:

-Não sei! -garçom, Traga aquela cerveja estupidamente gelada!

-Trabalha onde?

Depois de várias doses ele confessava:

-No Detran.

-Detran? Eu tenho uma multa para o senhor retirar. – pedia uma mulher.

-Eu quero que o senhor renove minha habilitação. –reivindicava outra aproveitando-se da situação.

-Meu filho bateu o carro.

-Deixe comigo que vou mandar uma pessoa da minha confiança resolver.

-E o senhor não trabalha lá? - questionava a mais afoita.

-Trabalho, mas não compareço...

-Como assim? - continuava questionando a mais ousada.

-É um assunto particular.

Toda noite o “morcegão estatal” fazia farra naquele local praiano. Até que uma noite, o aparelho de TV, do bar que o nosso amigo se encontrava noticiou: “Tribunal de Contas descobre Funcionários Fantasmas no Detran”.

-O quê? Funcionário Fantasma?

O servidor público pagou a conta e desapareceu para sempre da “Passarela do Caranguejo”. Uns dizem que ele foi forçado a pedir uma aposentadoria proporcional. Outros salientam que o seu “pistolão” foi forte e conservou o homem mamando nas tetas. Outros ainda aventam que o funcionário fantasmas tomou o caminho do além.

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 09/10/2015
Código do texto: T5409448
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.