Sentidos

Aquele "vamos tomar um café qualquer dia desses," soa como um 'talvez', por dar alguma esperança, mas que se concretiza em um 'nunca vamos tomar este café'. Da mesma forma como aquele "te cuida"- outra máxima terrível- e de muito mal gosto, que diz "olha, fica ai porque estou indo embora e não vou cuidar de você". Doeria mais escutar "eu não gosto de você", mas seria tão objetivo e sincero que certamente ecoaria menos forte na memória e no tempo do que o " te cuida"-e que nunca cuidou. Tem também aquele "vai ser melhor assim pra você"- não,não vai ser melhor, não pode ser melhor se a cara já caiu no chão e ralou no asfalto de tanto que doeu. Mas existem algumas outras, menos dramáticas, mais sutis, mas que também dizem completamente o contrário do que querem dizer: tem o "Não posso" -Não pode por que não sabe? Por que não consegue? Porque não tem tempo? porque na grande maioria das vezes - significa mesmo um "não quero', assim bem enfático e definitivo que o emissor não diz claramente e que o receptor não consegue realizar a correta interpretação...porque a fé neste caso é cega! Mas a vencedora me parece estar na máxima "não quero" que dito assim, com toda certeza que parece refletir, mas que na verdade quer dizer "quero muito", doido isto não?: Mas por algum motivo é um 'não' que sai por outras razões ; por não ter coragem, tempo, espaço, dinheiro, seja lá o que for... é um 'não' que oculta um desejo muito profundo e sincero. E posso até citar um caso como exemplo: uma conhecida que dizia não querer cachorros porque não gostava deles, alias não gostava de nenhum animal e por isto nunca teria animais. Afirmação um tanto radical e até assustadora, por demonstrar sem explicação um tanto de raiva por qualquer ser peludinho...pois então que para minha surpresa vi no decorrer dos anos ela adotar um coelho, e depois deste , acredite- um cachorro! E não só, mas que criado e mimado dentro de casa como uma criança. Nunca vi igual. E por isso que dizem que é tão difícil aprender a nossa língua, não porque seja difícil decorar e ordenar algumas dezenas de palavras, e aprender e formar sentidos, mas quem explica este sentidos que não fazem sentido algum?

Mariana Montejani
Enviado por Mariana Montejani em 12/07/2016
Código do texto: T5695980
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.