DISFARÇANDO O PLANO

O elevador chegou ao trígésimo andar e ao abrir, o gatuno entrou. Estando o elevador vazio, ele pegou seu celular e fez uma ligação para seu comparsa "Passa Mão". Ele atendeu...

- Quem deseja?

- Alô, Passa Mão?

- Diz aí, Pula Muro!

- Tá onde?

- Agora já cheguei de frente à joalheria.

- E quem tá aí contigo?

- Tá o Papa-léguas e o Calça na Cerca! E você? Não vem?

- Daqui a pouco chego aí com o carro... Agora presta atenção que eu vou dizer como cês vão fazer o lance...

- Pode mandar!

- Presta atenção, enquanto o Papa-léguas fica de tocáia no lado de fora, tu e o Calça na Cerca entra na joalheria e começa a pegar as coisa, tendeu?

- Mas como nós entra, Pula Muro?

- Entra pelo te...

De repente o elevador parou e entrou uma mulher que era psicóloga, então o gatuno rapidamente dissimulou, mas o comparsa perguntava no outro lado da linha:

- E aí, Pula Muro, como nós entra?

- É... Por... Por cima, sim! Sempre temos que passar por cima dos obstáculos, verdade...

- Obstáculos? Ah, tá falando do alarme? Tranquilo, Pula Muro, o Calça na Cerca sabe desativar o negócio.

O elevador parou novamente e a psicóloga saiu, então o gatuno respirou aliviado e falou ao celular:

- Escuta, tu quebra o teto e desce na corda com o Calça na Cerca...

- Pera aí, que a gente tá entrando... Pronto, já tamo dentro! E agora?

- Tão vendo as jóias?

- Um montão delas!

- Então pega o saco e vai...

Mas o elevador parou em mais um andar e entrou um pedreiro. O gatuno sorriu desconsertado para ele e foi enrolando a conversa no celular:

- Enche o saco deles pra irem logo pondo as pedras, que eu quero ver essa casa logo construída!

- Cê quer dizer "destruída", né? Porque depois que a gente pegar tudo, aí isso aqui vai afundar! Epa... Ouvi um barulho aqui, Pula Muro!

- Ai não, é o guarda...

Dizia o gatuno, mas reparando que o pedreiro o observava com indiferença, foi logo inventando o que dizer e falou:

- Guarda! Sim, guarda tudo e deixa pra terminar o serviço amanhã.

- Um guarda? Mas cê num disse que num tinha guarda aqui? Ops... Ele tá vindo, Pula Muro! O que nós faz?

- Se esconde, infeliz!

O pedreiro olhou espantosamente para o gatuno e este outro encolheu os ombros e disse ao celular:

- Se escondem, infeliz... Mente os ratos se escondem nos materiais de construção!

- Anh? O rato sou eu, ou o guarda, Pula Muro?

- Você!

O gatuno exclamou e olhou uma vez mais o pedreiro que ainda estava ali, no que disfarçou...

- É você quem deve se esconder para fugir deles! Dá pra acreditar? Haha...

- Tarde demais, Pula Muro, ele viu a gente!

Finalmente o elevador parou em um outro andar e o pedreiro saiu e o gatuno voltou a ficar só, para poder falar tranquilo com o comparsa no celular.

- Passa Mão, tu tá aí?

- Pula Muro, o guarda tá vindo pegar a gente! O que eu faço?

- Mete bala!

Mas disse isso quando acabava de entrar uma nutricionista no elevador e por isso teve de se explicar, dizendo ao comparsa no outro lado da linha:

- Metem bala na criança e por isso ela sente essas dores de barriga.

- Na barriga? Tá, Pulo Muro, eu... Ai! Ele me acertou primeiro!

- Onde? Onde... Estão as balas que eu vou confiscá-las!?

- Na perna! Espera, o Calça na Cerca tá atirando... O guarda caiu, Pula Muro!

- Ótimo, ótimo...

- Agora como nós faz pra sair com as jóias?

A nutricionista saiu quando o elevador parou, mas antes que a porta se fechasse, entrou um policial e o gatuno empalideceu, ficou mudo, enquanto o comparsa continuava no celular.

- Pula Muro, tá me ouvindo? Como nós faz pra sair?

O policial pegou as algemas e foi colocando nos punhos do gatuno e depois tomou dele o celular e disse:

- Alô?

- Alô, Pula Muro?

- Ele mesmo.

- E aí? Já tamo com as jóias no saco. Mas como nós sai dessa joalheria?

- Faz o seguinte: me espera chegar aí com o carro. Quando tu ouvir um barulho assim: uuum... Uuum... Uuum... É que eu já cheguei pra cuidar de ti, entendeu?

- Ei... Tu num é o Pula Muro! É?

- Negativo.

- Então passa aí pra ele.

O policial pôs o celular no ouvido do gatuno e este ouviu o comparsa dizer:

- Mano, que papo é esse? Como é que eu vou entrar no SAMU com esse saco cheio de jóias?

Lyta Santos
Enviado por Lyta Santos em 29/09/2016
Código do texto: T5776649
Classificação de conteúdo: seguro