A TROCA (GATO POR LEBRE)?

Um causo humorístico e verdadeiro, muito antigo. Na casa de meu avô paterno apareceu um mascate; e para os mais jovens, mascate era um vendedor de tecidos e outras quinquilharias em malas na zona rural, que após a venda tomava uma água, um lanche e até almoço que era oferecido ao referido. Ele tirou de sua mala uma grande e bonita laranja bahia e meu tio Manoel Ângelo, com dois ou três anos de idade começo chorar querendo aquela bonita fruta. Minha avó, com certo tino de negócio, ofereceu a ele uma sacola cheia de laranjas do pé do quintal em troca da laranja do mascate e ele aceitou a troca, pensando ter levado vantagem nessa troca. Meu tio,alegre e contente, saiu pulando pela quintal, chupando-a alegremente e o mascate chupando aquela laranja caipira,(tipo de laranja azeda) que era muito ácida, fazendo careta pela acidez daquela laranja e dizia muito lamentoso e meio choroso : que qualidade de laranja que nunca fica doce e minha avó e outros filhos maiores precisaram segurar o riso diante do mascate que trocou uma sacola cheia de laranjas, mas azeda demais. É o risco de qualquer negócio, pode dar certo ou não e o mascate saiu perdendo.

Em breve contarei outro causo de mascate.

Miguel Toledo
Enviado por Miguel Toledo em 05/07/2017
Código do texto: T6046194
Classificação de conteúdo: seguro