De mulheres, eu entendo!

Com certeza...

Quando eu tinha 12 anos, apaixonei-me por duas menininhas. Uma, morena, que se chamava Rita, outra, lourinha, que se chamava Ângela. Todas as duas me enviavam lânguidos e significativos olhares, de modo que calculei que já estava tudo dominado, só faltava mesmo as minhas respectivas declarações.

Assim, escrevi uma declaração de amor para a Rita e outra para a Ângela. Coloquei-as em dois envelopes, subscritei, e pedi para um colega entregar às respectivas musas, porque, sim, já nesse tempo, eu garatujava algumas ridículas afirmativas, tipo “ Para te defender, querida, /Serei capaz de matar um leão/Com as minhas próprias mãos”, e dizia que eram versos!

Mas, voltando às menininhas, nunca mais falaram comigo! Motivo: no envelope para Rita, eu colocara a declaração para Ângela, e no envelope para Ângela, a declaração para Rita!...

Aos 14 anos, apaixonei-me outra vez por uma lourinha. As louras sempre foram o meu fraco, mas nunca dei sorte com elas...

Era linda, a gatinha... Eu sonhava com ela, fazia versos, ensaiava declarações que não tinha coragem para fazer, e quando ela passava por mim, eu dava um suspiro tão profundo que se ouvia à distância de cem metros...

Então, um dia, a deusinha passou por mim, e olhou-me firmemente com aqueles bonitos olhos verdes, fazendo-me lembrar da canção da Emilinha Borba: “Aqueles olhos verdes/Translúcidos, serenos/Parecem dois amenos/Pedaços de luar”. Depois dessa mirada, que quase fez meu coração sacar do peito, parou mais lá na frente, e fez sinal de que queria falar comigo.

Fui correndo! Aquela já estava no papo!

E ela, com uma vozinha que parecia doce acorde de uma harpa celestial, falou:

- Oi, Tonico, tudo bem?

Tonico!? Eu detestava aquele apelido! Mas, como se tratava de uma deusinha, estava perdoada!

Emocionado, mal consegui balbuciar:

- Tudo bem, tudo bem...

E ela, com a mesma vozinha doce:

- Tonico, podes me fazer um favor? Entrega este bilhete para o teu irmão Joaquim.

Ah, a danada estava de olho era no meu irmão! Respondi, ríspido:

- Não sou pombo-correio, vá se danar!

Fui embora amargurado, resmungando palavrões, mas lembrando do resto da canção da Emilinha Borba: “........ Mas têm a miragem/ Profunda do oceano/ E trazem todo engano/ Das procelas do mar...”

E foi a minha primeira e grande desilusão amorosa...

Aos 18 anos, filho de mãe viúva, tão pobre que marcava encontro com as namoradas dentro do cinema, pois não podia pagar-lhes as entradas, apaixonei-me outra vez. A moça era encantadora, mas tinha um gênio forte e arrebatado. Eu estava de viagem marcada para o Rio de Janeiro, destino de todos os rapazes nordestinos pobres da época, e pretendíamos casar tão logo eu arranjasse um bom emprego na antiga Capital Federal.

Um dia, caminhava com essa minha namorada para a sua casa quando caiu um aguaceiro. Depois que passou, retornamos a caminhada por entre as ruazinhas de piçarra inundadas. Ficamos com os sapatos totalmente encharcados de água. Quando chegamos à casa da namorada, ela disse:

- Meu bem, tira os sapatos, para eu lavar e enxugar as suas meias.

Respondi, nervoso:

- Não, não precisa, vou já para casa.

- Mas você pode pegar um resfriado com essas meias molhadas. Tira, rapaz, me deixa enxugá-las!

Fingi-me zangado:

- Já não te disse que não quero tirar as meias? Tu és muito chata, poxa!

- Hum, tu não gostas de carinho? Estou apenas sendo cuidadosa contigo.

- Pois deixa-me em paz! Quero ficar assim mesmo, com as meias molhadas!

Como eu tinha fama de arreliado, casca grossa, ela não insistiu, mas vociferou:

- Estúpido, não admito que me trates assim, está tudo acabado entre nós!

Maldição! Perdi a namorada, mas mantive o meu segredo...

Eu só tinha um par de meias, e destas, só restava mesmo o cano! Do peito do pé em diante era um buraco só! Não poderia tirar os sapatos na frente da deusa...

Quando cheguei ao Rio de Janeiro, tornei-me amigo íntimo de um cara, que tinha uma interessante teoria a respeito de relacionamentos com as mulheres:

- Só ando com casadas ou noivas, assim não corro o risco de casar com elas!

Passei a rezar por essa cartilha e comecei a namorar com uma menina lindinha, um verdadeiro petisco, e noiva, de anel no dedo e casamento marcado.

Mas o diabo da menina apaixonou-se por mim, largou o noivo, e casou comigo...

O casamento durou pouco, pois ela não tolerava as minhas cervejas e a minha paixão pelo futebol. Também não tolerava outros esportes, tipo “pular a cerca”. Um belo dia, colocou minhas roupas numa mala e mandou-me para “o raio que me partisse”...

Não exatamente para esse lugar, saí de casa e assumi a confortável posição de descasado franco-atirador. Aí me apaixonei por uma colega de serviço. Morena linda, 1,72m, 28 anos, mas com um problema: era virgem e fazia questão de continuar assim para entrar “zerada” num eventual casamento.

Era início da década de 70, ainda não havia divórcio no Brasil, - se houvesse, eu me divorciaria correndo para poder casar com aquele pedaço de mau caminho - e a morena que dormia comigo algumas vezes era fogosa, aceitava todas as carícias, posições e estilos, mas, penetração vaginal, nem pensar!

Ter a tinta, o carimbo e a carimbeira, e não poder carimbar, é demais, não é mesmo? Por isso, desentendemo-nos e a morena me largou, passando a namorar com um outro colega de serviço, também separado. Nunca tive coragem de perguntar para esse colega como funcionava o seu caso com a morena, mas um dia eu a encontrei numa parada de ônibus, convidei-a para tomar uma cervejinha num bar próximo dali, ela aceitou, e passamos a conversar. A morena parecia muito feliz e confessou-me:

- Foi difícil esquecer você. Eu o amava muito. Mas você era muito devagar, só queria as coisas pela metade, só me dava prazer pela metade...

Depois do advento do divórcio, casei-me pela segunda vez. Eu já tinha uma pequena empresa, e a minha segunda esposa era a minha secretária e uma das suas principais funções era fazer depósitos bancários. Andava, pois, sempre com razoáveis quantias em cheques e em dinheiro, e, como não tínhamos carro próprio, eu lhe dera taxativas ordens: “Nunca pegue coletivos. Ande sempre de táxi!”

Até que ela me abandonou, apaixonada por um chofer de táxi...

Ah, o título deste conto foi uma pegadinha! Na verdade, nem Deus entende as mulheres, e o Diabo sempre é enganado por elas!...

Santiago Cabral
Enviado por Santiago Cabral em 31/08/2007
Reeditado em 26/06/2012
Código do texto: T632381
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.