CAUSOS DO JUCA - I - MÁRCIO VALLE

CAUSOS DO JUCA

PELO INTERIOR DE NOSSO BRASIL, EXISTEM AS “VENDAS “, ONDE AOS SÁBADOS OS TRABALHADORES DA ROÇA VÃO, QUASE TODA SEMANA, PARA ADQUIRIREM ALGUNS PRODUTOS, NÃO ENCONTRADOS NA FAZENDA; TOMAR UMA ´PINGUINHA, ENCONTRAR OS CONHECIDOS E APROVEITAR PARA UM “DEDO DE PROSA”!

JUCA E TIÃO, CABOCLOS “BÃO DE TRABAIO”, NÃO PODIAM FUGIR Á REGRA, E TODO FINAL DE SEMANA LÁ ESTAVAM.

JUCA, O MAIS FALANTE, CONHECIA MUITOS CAUSOS E FOI ESPICAÇADO, POR TIÃO:

- QUAL É O CAUSO DE HOJE JUCA?

- MININO VC SABE O QUE ACONTECEU COM O VEIO ALFREDO.AQUELE CABOCLO LÁ DO SÍTIO, QUE VIVIA LÁ FAZ TEMPO!!!

- SEI NÃO JUCA! CONTA!

- POISINTÃO, O VÉIO GANHOU UM RELÓJO, DESSE DE PONHÁ NO BRAÇO;COISA FINA.. MARCA HORA, MINUTO, TEM PONTEIRINHO E DIA TAMBÉM. ELE FICOU TODO IMPAVONADO E QUANDO UMA CABOCLINHA CHEGAVA PERTO ELE PERGUNTAVA: QUER SABER AS HORA? SE ELA DIZIA QUE SIM ELE JÁ EMENDAVA: TEM DE DAR UM BEIJO DE PAGAMENTO. E AS CABOCLINHAS, QUE NÃO SÃO BESTAS, CAIA FORA!

- TODO MUNDO LÁ NO SÍTIO SABE QUE ELE É UM GRANDE PESCADOR DE LAMBARI! MAS NÃO É DESSES LAMBARIZINHO QUE OCÊ CUNHECE... OS LAMBARI DELE MEDE MAIS DE PALMO CADA UM...

- PERA LÁ JUCA! LAMBARI DESSE TAMANHO.. SEI NÃO... TEM QUALQUER COISA DIFERENTE AI...

- UAI TIÃO. ELE SÓ PESCA LAMBARI GRANDÃO MEMO. SÔ!

- JUCA DO CÉU, VOCÊ É MINERO? EU NUM SABIA! DONDÉ QUE VOCÊ É ?

- NASCI NUMA CIDADE DE NOME JIZDEFORA....

- E LÁ É BUNITO JUCA?

- É PEQUETITA. MAS O POVO É METIDO A SER CARIOCA E É CHAMADO DE CARIOCA DO BREJO.

- E O QUE É CARIOCA JUCA?

- SABE NÃO? CARIOCA É QUEM NASCE NO RIO DE JANEIRO TIÃO.

- HAHAHAHAHAHA GARGALHOU TIÃO,,,

- OCÊ NUM ME TRAPAIA NÃO TIÃO!

- TÁ BAÕ. NUM VOU MAIS TRAPAIÁ. MAS QUE ESSES LAMBARI TÃO MEIO GRANDE, AH ISSO TÃO...

- POISINTÃO, UMA VEZ ELE FOI PESCAR LÁ NO RIO PARAIBUNA , E FICOU ATÉ AS TANTAS, PORQUE TAVA RUIM DE DAR PEIXE.

- AO CHEGAR NAS BARRANCA, COMO AQUELE RELÓGIO TAVA INCOMODANDO ELE DISSE:” VOU PENDURAR ESSE TRECO NUM GAIO E QDO QUISER VÊ AS HORA É SÓ ALUMIAR C’A LANTERNA.”

- A NOITE TAVA ESCURA, PORQUE NUM TINHA LUA, E O VÉIO RESOLVEU FAZER UM PAIEIRO PRA PITAR E COMO VC SABE, FAZER UM PAIEIRO REQUER MUITA CIÊNCIA E PACIÊNCIA..

- E O VÉIO É PACIENTE JUCA?

- HAN! BOTA PACIÊNCIA NISSO...

- ARMOU O ANZOL E RESOLVEU PICAR O FUMO.

- NO QUE TAVA PICANDO FUMO, VIU, LA EM RIBA, NO MEIO DO RIO UMA LUZINHA E, IMEDIATMENTE, ELE PENSOU: LA VEM UM PESCADOR NUM BOTE. E A LUZINHA FOI SE APROXIMANDO E CRESCENDO E, O PIOR É QUE AS ÁGUAS DO RIO, CONFORME ELE CONTOU, COMEÇARAM A CRESCER QUE NEM ONDA..

- ELE SENTIU UM ARREPIO NO CORPO MAS COMO ERA CABOCLO MACHO , ESPEROU..

- QUANDO A LUZ PAROU DIANTE DELE ELE OUVIU UMA VOZ: SE ARRANCA DAÍ PORQUE VC TÁ PESCANDO MEUS PEIXE.

- GAGUEJANDO ELE RESPONDEU: TO PESCANDO NADA INHÔ. TÔ SÓ PITANDO MEU PAIEIRO..

- AI A VOZ DISSE: OCÊ TEM PINGA AI ? ELE RESPONDEU QUE TINHA E A VOZ MANDOU QUE ELE APINCHASSE UNS GOLES NA ÁGUA. ELE JOGOU E OUVIU UMA GARGALHADA EA LUZ FOI SIMBORA.

- APESAR DE CORAJOSO ELE TAVA TODO ARREPIADO E RESOLVEU IR PRA CASA, SEM LEVAR NENHUM PEIXE.QUANDO IA CHEGANDO EM CASA DEU FALTA DO RELÓGIO , MAS JÁ ESTAVA A SALVO E RESOLVEU DEIXAR PARA PEGAR NUMA OUTRA OCASIÃO. ENTROU PRA DENTRO, CONTOU PRA MULHER O QUE TINHA SE PASSADO E ELA ZOMBANDO DELE DISSE: VOCÊ É MUITO É CAGÃO ARFREDO!

LÁ NO RIO TEM SOMBRAÇÃO NÃO! VAMO DRUMI... E OS DOIS FORAM SE DEITAR E, NAQUELA NOITE, O VÉIO FICOU ACORDADO O TEMPO TODO COM MEDO.

- E O RELÓJO JUCA ?

- O RELÓJO TIÃO EU CONTO OTRO DIA PRO CÊ A ESTÓRIA DELE. VAMO TOMAR NOSSA PNGA E BOTAR O PÉ NA ESTRADA QUE JÁ TÁ FICANDO TARDE.

E CADA UM TOMOU SEU RUMO....

Esse texto de meu querido amigo, Márcio, só tem um "pequeno defeito", Jisdefora, não é pequena e nóis é minêro sim senhô...uai

Beijos sonoros