CAUSOS DO JUCA - O RELÓGIO - MÁRCIO VALLE

CAUSOS DO JUCA - 2

O RELÓGIO

MÁRCIO VALLE

SÁBADO, DIA DE JUCA IR NA VENDA, PARA BUSCAR QUEROSENE, AÇÚCAR, FUMO, ETC. E. CLARO ENCONTRAR O TIÃO, SEU GRANDE AMIGO, PARA O FAMOSO DEDINHO DE PROSA.

AO CHEGAR NA VENDA JUCA ENCONTRA O AMIGO , QUE JÁ FEZ SEU PEDIDO AO CAIXEIRO, E ESTÁ AGUARDANDO, O QUE JUCA FAZ TAMBÉM.

- E AI TIÃO, COMO FOI A SEMANA LÁ NA FAZENDA?

- AH JUCA, ESSA SÊCA TÁ JUDIANDO DOS PASTO E DAS ROÇA...O PATRÃO TA DESACORÇOADO. ELE DIZ QUE SÃO PEDRO NUM PODE MAIS DIRIGIR O TEMPO, POIS TÁ MUITO VÉIO...

E TIÃO DÁ UMA GARGALHADA!

E SEUS MININOS TIÃO.COMO TÃO? PERGUNTA JUCA...

OS MULEQUES TÃO BÃO JUCA, GRAÇAS AO BOM DEUS, E TIRA O

CHAPÉU, RESPEITOSAMENTE

- DEPOIS QUE VORTAM DA ESCOLA. ME AJUDA NA ROÇA QUE FIZ NO QUINTÁ.

- Ô JUCA, MECÊ ME DEIXOU COM A PURGA ATRÁS DAS OREIA NAQUELE DIA! FUI PRA CASA INCAFIFADO...

- PRU MODI DE QUE TIÃO?

- AQUELA ESTÓRIA DO RELÓJO. FIQUEI DOIDINHO PRA SABER O QUE ACONTECEU.

- SÔ NERSO... BOTA DUAS PINGUINHAS AQUI PRA NÓIS, FAIZ FAVOR. GRITA O JUCA PARA O DONO DA VENDA.

ENQUANTO NELSON, O DONO DA VENDA, PROVIDENCIAVA, JUCA DISSE:

- TIÃO. SENTA AQUI QUE VO TE CONTÁ.

- ALEMBRA QUE FALEI QUE O VÉIO TINHA ISQUECIDO O RELÓJO NO GAIO DO MATINHO ? POISINTÃO. PASSADO DOIS ANOS , LA SE FOI O VÉIO PESCAR LAMBARI, NOVAMENTE. SÓ QUE AGORA, MACHO COMO ELE ERA, FOI NO MESMO LUGAR, MAS DURANTE O DIA. PRU QUE ELE ERA MACHO, MAS NUM QUERIA ARRISCÁ VER A LUZ NOVAMENTE.

- UÉ JUCA.ELE ERA MACHO! NUM É MAIS?

- POIS É TIÃO. O VÉIO ESTICOU AS CANELA FAZ POCO TEMPO. FOI PRA TERRA DOS PÉ JUNTO. COITADO! DEUS O TENHA ... E TIROU O CHAPÉU COM RESPEITO ... DAI OCÊ VAI TÊ DE CREDITAR EM MIM PRU QUE O VÉIO NUM VAI PODÊ CONFIRMÁ A ESTORINHA. ALIAS, CONTADA POR ELE.

- CHEGANDO NU LUGÁ, O VÉIO ARMOU OS ANZOL E COMEÇOU

A PRECURAR... PRECURA DAQUI, PRECURA DALI E NADA DE MATINHO E NEM DO RELÓJO. MAS ELE VIU QUE TINHA CRISCIDU UMA ÁRVORE NO LUGAR E F ICOU ADMIRADO. OIOU PRA CIMA E, OCÊ NEM MAGINA!

- O QUE ELE VIU DEIXOU ELE ABESTAIADO !

- O QUE FOI TIÃO! FALA HOMI DE DEUS!

- ELE VIU O RELÓJO, PINDURADO NUM GAIO...

- CÊ TÁ BRINCANDO JUCA!

- TO NÃO TIÃO... O VEIO SUBIU NA ÁRVORE E FOI OIÁ O RELOJO. E MININO SABE QUE TAVA TRABAIANDO?

- ELE SENTOU NO GAIO E FICOU MAGINANDO QUE PODIA TER ACONTECIDO E CUMÉ QUE AQUELE TRECO TAVA FONCIONANDO?

- AGORA TIÃO CÊ VAI CAIR O QUEIXO; SABE CUMÉ QUE FOI O NEGÕCIO?

- NEM MAGINO JUCA SE NUM FALA NUM SEI...

- O VÉIO VIU QUE O MATINHO VIROU NA ÁRVORE E QUE UMA FOIA COBRIA O RELÓGIO NÃO DEIXANDO ELE MOIÁ DE CHUVA E FAZENDO SOMBRA E OUTRA FOIA CO VENTO DAVA CORDA.

- JUCA. DEPOIS DESSA SÓ INDO SIMBORA. ..

- PENA TIÃO, QUE O VEIO NUM PODE CONFIRMAR. SEMANA QUE VEM CONTO OUTRA DO VÉIO PRO CÊ, INTÉ... BOTOU O CHAPÉU NA CABEÇA E SAIU PORTA AFORA.

TIÃO, AINDA BOBO, FICOU SENTADO MAGINANDO CUMÉ QUE PODE SER AQUILO!

Mais um texto da série causos de Juca ...aguardem outros!

Beijos sonoros