ESTRANHAS MANIAS

Leio hoje na UOL que na Índia um jovem foi picado oito vezes pela mesma cobra.

Notícia inusitada.

Acho que foi McLuhan, que li quando eu era adolescente, que disse que "no futuro só as bobagens serão notícias", ou coisa parecida.

Penso que chegamos ao futuro previsto pelo escritor.

O fato ocorrido na Índia me faz lembrar a história do caçador de urso.

Um sujeito, (devia ser americano pelo gosto pela caça), foi ao Canadá caçar urso.

Vestiu-se a caráter, comprou uma carabina, e saiu a procura da malvadeza contra os animais, no caso, o urso.

Em certo momento viu-se frente a frente com o bicho.

Mirou bem, atirou e errou o alvo.

O urso, que estava sossegado no seu canto chupando mel, não gostou de ter sido ameaçado.

Como era um urso sacana, foi atrás do caçador, quebrou-lhe a espingarda, tirou-lhe a roupa e "crau"... estuprou o pobre coitado.

Depois do ocorrido o caçador fugiu e prometeu vingança.

No ano seguinte ele comprou uma arma melhor e foi para o Canadá atrás do urso.

O urso, que estava tranquilamente pescando salmão às margens de um córrego, espantou-se e viu o caçador bem perto dele, arma fatal a mirar-lhe a cabeça e rezou para morrer.

Mas o tiro falhou.

O urso pegou novamente o caçador, quebrou-lhe a arma, tirou a roupa do pobre coitado, colocou-o de quatro e "crau"... ferrou com o homem.

Com o rabo ardendo o caçador jurou vingança.

No ano seguinte o caçador voltou ao Canadá, com arma melhor que a anterior.

Encontrou o urso deitado ao sol, tranquilo, espantando moscas.

O caçador ajoelhou, caprichou na mira, e ... errou de novo.

O urso arreganhou os dentes, pegou o caçador, colocou-o deitado ao chão de rosto virado para baixo e "crau"... , bem... creio dispensável dizer o que ocorreu.

O caçador ficou lamentando-se debaixo do animal.

E o urso, carinhoso, disse ao ouvido do caçador:

"Diga a verdade querido... você não vem ao Canadá só porque gosta de caçar urso".

O mesmo se pode dizer do indiano que foi picado oito vezes pela mesma cobra... "tá gostando de ser picado, né malandro..."

....................................................

Num dos livros de McLuhan, "A Galaxia de Gutenberg", ele defende a tese, (que eu adoro), de que até o advento da TV o mundo vivia no conhecimento da tradição oral e escrita; após a TV o mundo viverá a o conhecimento das imagens, que substituirá os signos.

Parece pouco, mas será a maior mudança ocorrida na vida humana.

A partir de então, seremos nova espécie.

Herbert Marshall McLuhan (Edmonton, 21 de julho de 1911 - Toronto, 31 de dezembro de 1980) foi um destacado educador, intelectual, filósofo e teórico da comunicação canadense, conhecido por vislumbrar a Internet quase trinta anos antes de ser inventada.

Ficou também famoso por sua máxima de que "O meio é a mensagem" e por ter cunhado o termo aldeia global.

McLuhan foi um pioneiro dos estudos culturais e no estudo filosófico das transformações sociais provocadas pela revolução tecnológica do computador e das telecomunicações.

............................................................................................