Pérolas do Cotidiano - Por essa ningúem esperava.

PÉROLAS DO COTIDIANO

* Paulo Guiné – 24/10/2007 *

POR ESSA NINGUÉM ESPERAVA

Os jogadores da Espanha calçavam chuteiras pretas e meias vermelhas. Vestiam calções azul-marinho e camisas da mesma tonalidade das meias. Os adversários — a briosa equipe da Nigéria — estava toda de verde. Da cabeça aos pés, inclusive as chuteiras e os cabelos dos craques africanos eram todos dessa cor. O jogo era de vida ou morte. Quem perdesse estaria praticamente fora da disputa pelos primeiros lugares. Copa do Mundo é torneio de tiro curto. Quem perde está roubado. Os times têm que fazer das tripas coração para se recuperarem de uma má performance. E eles sabiam disso mais do que ninguém. Por isso, naquela tarde de um lindo sábado parisiense, quando as equipes entraram em campo, os nervos estavam a flor da pele. O jogo era decisivo e, por isso mesmo, de alto risco.

Para controlar com mão de ferro os entreveros que poderiam ocorrer em campo, a FIFA, mui sabiamente, diga-se de passagem, escalou um trio de arbitragem da pesada, desses pra nenhum fariseu botar defeito: como juiz, nada mais nada menos do que o Mike Tyson. Para bandeirinhas, Evander Hollyfield e Adílson Maguilla. Com esses brutamontes, segundo pensaram os dirigentes da Entidade Mater do velho e violento esporte bretão, o bom andamento da partida estava garantido. Todo o cuidado era pouco. Além do mais, o técnico da Nigéria era tido e havido como um grande criador de casos. Quando discordava da marcação de alguma penalidade contra o time que dirigia, queria logo partir para os finalmentes. Por isso toda essa precaução.

O estádio estava lotado. Representantes de Jornais, Revistas, Emissoras de rádio e de TVs de todo o mundo estavam presentes, cobrindo o evento. Todos foram unânimes em reconhecer que as providências tomadas para resguardar o bom andamento do espetáculo foram, deveras, supimpas. Aqueles três armários ambulantes dariam, com sobras, conta do recado. Quanto a isso, não havia dúvidas.

O jogo até que transcorria com certa tranqüilidade, havendo lealdade de ambas as partes: carrinhos só na bola, as faltas ocorriam sem dolo ou violência, na hora dos corners, os empurrões e os agarra-agarras eram bem discretos. Parece que o trio escalado estava impondo mesmo respeito aos contendores. Também, não era para menos, pensarão os leitores, com razão.

Quando faltava apenas um minuto para o encerramento da pelada, que estava 0x0, placar que consultava, perfeitamente, os interesses de ambas as seleções, um atacante da Nigéria entrou na área da Espanha com a bola dominada e, quando ia fazer o gol, foi derrubado por trás. Falta claríssima. PENALTY, PENALTY, PENALTY !!!! Gritou todo o estádio em uníssono. Só quem não achou a mesma coisa foi justamente o juiz, que nada marcou, fazendo sinais para que o jogo prosseguisse. Como os jogadores nigerianos reclamavam veementemente, Mike Tyson foi consultar os seus auxiliares. Tanto Hollyfield como Maguilla, talvez até para não contrariar o “Chefe”, fizeram sinais com suas bandeiras, dando a entender à platéia que Tyson estava certo quando nada marcou.

Como não concordou com a garfada da qual estava sendo vítima, e fazendo jus à fama de que era precedido, o técnico da seleção nigeriana partiu pra cima do trio de incompetentes com tudo o que tinha direito. Estava transtornado. Uma verdadeira fera. O que será que iria acontecer ?

Quando Tyson e sua troupe perceberam que o homem tinha mesmo virado uma fera e tinha partido pra cima deles, foi um Deus nos acuda. Saíram os três disparados para o vestiário dos árbitros com o comandante da esquadra verde, possesso, correndo atrás deles. Os espectadores vaiavam estrepitosamente. Até a polícia foi pega de surpresa. Em vez de proteger os mediadores da contenda, saíram também disparados, em direção à porta de saída do estádio.

A confusão foi de tal monta que só no dia seguinte se pôde saber, realmente o que havia ocorrido. Foi numa entrevista do trio — a essa altura dos acontecimentos, mais famoso ainda — a uma emissora de TV. Quando o repórter indagou porque eles saíram disparados sem esboçar nenhuma reação, eles esclareceram:

- QUEM É QUE PODE COM O INCRÍVEL HULK ???

*************