Democracia inexistente

É famosa a frase atribuída a Churchill " -das piores a democracia é ainda a melhor forma de governo". Balrem, o personagem do filme indiano O Tigre Branco, no entanto afirma que "é inexistente a democracia para os pobres". O filme retrata muito bem o que é a maior democracia do mundo.

Estive em Mombai e constatei que não há democracia nos países pobres.

Nos países do terceiro mundo a democracia é comemorada e seu sucesso se deve aos intervalos das eleições que, de um modo geral, é respeitado o resultado. Aí é que aparece o pernóstico das contradições democráticas.

A democracia se estabelece nos países pobres quando há uma constituição redigida pela o fina nata do poder público tendo para o seu sucesso que uma grande população viva abaixo da linha da miséria, quase em estado de escravidão e que gerações desses pobres tenham fé bovina que seus eleitos estão fazendo o melhor de si para garantir-lhes a liberdade da qual estão vivendo. Democracia é liberdade, o resto a gente vê depois.

A fórmula perfeita da democracia do dito primeiro mundo tem como base o rígido cumprimento da carta magna desses países e a profunda noção cívica de que ao próximo se deve respeito e cuidado com a vida.