Causa recíproca

Recentemente recebi um e-mail bem humorado e com um leve ar de deboche. Resumindo tudo para o cerne da questão, eu era chamado "às falas" pelo meu costume de fazer três ou quatro comentários e depois sumir!

Fiquei um pouco abatido por, involuntariamente, ter decepcionado alguém aqui no RC. Respondi, pedindo desculpas e prometendo voltar a comentar os textos dessa pessoa. Voltei ao recanto dela e como antes, fiquei paralisado. Não sabia o que comentar.

Busquei no intimo o porquê e percebi então que meu cérebro rejeitava a repetição.

Os textos dessa pessoa eram de boa narrativa e interessantes. Tudo sobre a sua pessoa e/ou a sua volta. Sempre e sempre assim.

Verifiquei também que isso eu tinha feito com outros escritores/poetas que só escreviam sobre si mesmos.

Quando leio algum texto que gosto, sempre procuro ler o máximo desse autor. Me entusiasma a variação dos temas, o dramático e o cômico.

Quando isso acontece, viro fã, tiête.

Também percebi que em todos que fiz três ou quatro comentários (houve até vezes que cheguei a fazer oito comentários dum mesmo autor, do qual sou fã) nunca me deram a recíproca de um segundo comentário.

O autor faz a narrativa de um fato "queimando suas pestanas", parindo um filho com total carinho. Não creio que ele ficará satisfeito quando alguém simplesmente comenta com um "gostei, muito bom".

Como causa recíproca ao "trabalho de parto" do escritor, eu me esmero em comentar a relevância do que aquele texto tem pra mim. E isso não pode ser feito com meia duzia de palavras.

Eu sou como mulher de malandro, saiba dar o tapa. Ou não terei tesão.