4 fases do casamento

Eu costumo explicar aos jovens e adolescentes que o casamento tem 4 fases: doma, amansamento, domesticação e adestramento.

A mulher utiliza diferentes técnicas para moldar o homem em cada uma dessas fases até colocá-lo do jeito que ela quer.

Na 1ª fase do casamento o homem é um leão selvagem, mas isso dura pouco. Já nas primeiras semanas, a mulher pega o chicote e passa a dar ordens e comandos até “domar” a fera.

Na 2ª fase o homem é um cavalo bravo, mas também é uma fase passageira. A mulher coloca cabresto e arreio, monta, faz uso das esporas e conduz com firmeza para “amansar” o animal.

Na 3ª fase o homem está parecido com um cachorro "bem domesticado”, tipo um pastor alemão ou um labrador. A mulher controla a comida, escolhe a marca e define a quantidade de ração que ele vai comer. Nessa altura a mulher já conseguiu incutir no homem bons hábitos de higiene e organização doméstica. Do mesmo jeito que ela ensina o cachorro a fazer as necessidades na caixa de areia, o homem já sabe fazer xixi sem sujar o chão e consegue baixar a tampa depois de usar o vaso, lava os pratos, recolhe a roupa suja, coloca a toalha molhada no lugar certo, não suja a pia do banheiro ao fazer a barba, dá banho e troca as crianças, limpa e zela pela casa etc. Outra característica dessa etapa é a rotina semanal que a mulher estabelece. O cão sabe que todo fim de semana vai passear. Do mesmo jeito a mulher faz com o esposo: acorda ele cedo no domingo, manda tomar banho, pentear o cabelo, escolhe uma roupa bonita e leva para visitar a casa da sogra. Essa é a fase da "domesticação" no casamento!

A 4ª fase é o “adestramento”. Nessa última etapa o homem já está igual um cãozinho poodle – limpinho, manso e obediente. A mulher tem total controle sobre o bicho, que obedece a todos os comandos da patroa, corre para pegar a bolinha, deita no chão, dá a patinha, abana o rabinho, só late quando tem permissão, fica sentadinho ao lado dela recebendo cafuné etc.

Não se assuste; é uma questão de tempo, mais cedo ou mais tarde, todo homem vai passar por essas 4 fases!

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins/2021. (Eliosmar Veloso - Organizador da obra). 1ª edição. Gurupi: Editora Veloso, 2021, v.1, p. 282-283. Homepage: http://www.livrariaveloso.lojaintegrada.com.br/

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior