OS CHORÕES

Quando era estudante, esperava com ansiedade o dia Sete de Setembro, para participar do desfile. Eu era o corneteiro que tocava a “Marcha batida”, a qual substituía o hino nacional no hasteamento da bandeira. Era uma festa; as escolas, os colégios e os ginásios ficavam disputando quem ganharia o desfile, era uma disputa acirrada.

Muitos anos depois, eu estava em uma praça onde começaria o desfile, onde as escolas e os colégios já estavam esperando a abertura. O pelotão da polícia militar também estava presente.

Primeiro vieram os discursos, as autoridades no palanque rasgavam o verbo, enaltecendo a data e alguns políticos aproveitavam a oportunidade para tentar angariar alguns votos. O prefeito declarou aberta a solenidade, mandando tocar o hino nacional. Eu observava o procedimento do povo: alguns em posição de sentido, empertigados, outros com as mãos nos bolsos, bocejando, alguns de bonés, chapéus...

Notei um velho conhecido a meu lado, sério, lágrimas descendo pelo rosto. Fiquei observando-o chorar copiosamente. Quando acabou o hino, ele enxugando as lágrimas com um lenço, me falou envergonhado:

-Que vergonha... Eu choro atoa...

Querendo fazer graça, para livrá-lo do constrangimento, falei rindo:

-Que isso, chorar de emoção não é vergonha não... Eu choro até em inauguração de posto de gasolina...

***

OS

HERCULANO VANDERLI DE SOUSA
Enviado por HERCULANO VANDERLI DE SOUSA em 12/07/2021
Código do texto: T7297738
Classificação de conteúdo: seguro