Foto: Google

 

 

 

SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA

 

 

Numa aula do segundo ciclo, sexto ano de escolaridade, a professora propôs aos alunos que elaborassem uma pequena composição subordinada ao tema “MÃE HÁ SÓ UMA”.  Deu-lhes meia hora para realizarem esse trabalho e avisou que no final do prazo escolheria as três melhores redações para serem lidas.

Chegado o momento, a Clarinha foi indicada para ler a sua composição:

- “A minha mãe é muito minha amiga, compra-me muitas roupas, brinquedos, leva-me ao cinema e ao circo. Gosta muito de mim e eu também gosto muito dela, porque mãe há só uma”.

A professora elogiou o trabalho e indicou de seguida o Carlinhos para ler o seu texto.

- “A minha mãe faz tudo para me agradar, passeia comigo, compra-me jogos para o computador e uma vez, na praia, atirou-se à água para me salvar. Eu amo muito a minha mãe porque mãe há só uma”.

Também este foi bastante elogiado.

Finalmente, a professora convidou o Sebastião para ler a composição que elaborara.

O miúdo, que se destacava dos restantes colegas por ser de trato um pouco rude,  começou a ler:

- “Ontem à noite o mê pai teve visitas de amigos, às tantas disse à minha velha para trazer três cervejas. Então ela berrou para mim:

- Rapaz, vai buscar três cervejas ao frigorífico.

Eu abri a porta do frigorífico, espreitei e depois disse:

- Mãe... há só uma!”.

 

 

Ferreira Estêvão
Enviado por Ferreira Estêvão em 26/11/2021
Reeditado em 26/11/2021
Código do texto: T7394115
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.