A VINGANÇA DO VELHINHO

Fazia tempo que ele tinha oitentado e estava conformado com a idade e suas limitações. Viúvo a dez anos ,tinha quatro filhos ,dois homens e duas mulheres e seis netos de idades diversas. Nunca consentiu morar com filhos e vivia quase só na sua antiga casinha ,onde nasceu o amor dele e de sua mulher.Digo quase porque tinha um velho cachorro e uma senhora que vinha três vezes na semana cozinhar, arrumar e cuidar dele .Mas,não pensem que era um pobre de-mar-ré,pois tinha mais dois imóveis, era aposentado com o teto e dinheiro aplicado. Cuidava muito bem de tudo e ninguém lhe passava a perna.

O tempo passava e ele cada dia mais cego ,mais velho e mais inseguro. Enxergava pouco e descobriu que estava ficando surdo. A velhice é uma merda ,dizia Jorge Amado e ele concordava.

Os filhos que sempre o visitavam foram descobrindo a surdez. Cada dia da semana um deles aparecia e cuidava dele.Ás vezes até mais de um ,um rapaz e uma moça.

-Irmã,viu como papai não ouve mais nada? A gente fala uma coisa e ele responde outra...

-Percebi,sim,que coisa triste de ver.

Levado ao médico ele consatou a surdez.E pediu para falarem alto perto do ouvido.

-Que chatice ,disse o neto mais velho dado a baladas e esportes .Eu não quereria viver assim pediria a morte.

-A vida é preciosa ,filho,mas, você tem razão tudo isso é uma chatice.

O tempo passando, a paciência acabando e o velho penando.

Agora era ás vezes xingado, maltratado e se não fosse a esperança na herança ,provavelmente até abandonado num desses asilos qualquer.

Mas, um dia aconteceu.O velho partiu.

Os filhos foram chamados pelo notário e expectantes esperavam a leitura do testamento.

Mas, o notário lhes disse:

-Não tem testamento ,mas,ele deixou estas cartinhas para cada um de vocês.

Desconfiados abriram as cartas.

Nelas, em boa caligrafia ,estava escrito:

Eu escutava tudo.

Souberam que o velho deixara tudo para a empregada.

 

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 18/03/2022
Reeditado em 18/03/2022
Código do texto: T7475485
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.