FILOSOFANDO SOBRE O BANHO

O jovem Heráclito adentra a soleira de casa repetindo uma ideia que teve no caminho:

-“Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio...”

-Que conversa de gente porca é essa, meu filho? Claro que pode sim, não tem essa coisa de limitar a água ainda não. Acho que nem inventaram ainda essa coisa de racionamento de água...

-Não, mãe, o que eu quero dizer é que na segunda vez o rio já não é o mesmo.

-Heráclito, até tu, com esse papo de ambientalista falando em poluição de rio que não deixa tomar banho duas vezes. Tu anda de novo conversando com aquele maluco que fica falando que só sabe que não sabe nada?

-Não, faz tempo que não falo com o Sócrates.

-Faz bem, algo aqui dentro me diz que esse menino não vai acabar bem, é uma péssima influência para os jovens.

-Isso não tem nada a ver com Sócrates, ambientalista ou poluição, eu estou falando é de mudança.

-Ah! É de política que tu tá falando. Deixa eu te dizer meu filho, já tá batido esse negócio de candidato que fala “eu sou a mudança”, “eu sou o novo”, no fim é a mesma coisa, só que com uma embalagem nova.

-Não é nada de política, estou dizendo que a mudança é constante na vida.

-Isso é quando a pessoa não paga aluguel, aí fica sempre se mudando, a gente manda carta e volta. Essas coisas.

-Não é isso, nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio porque na segunda vez nem o homem e nem o rio são os mesmos, eles mudaram desde a primeira vez.

-Heráclito, deixa eu ver teu olho!! Tu andava na beira do rio fumando aquele negócio com teus amigos da filosofia?!

-Nada a ver, mãe, só umas ideias. Vou tomar um banho, onde tem toalha?

-Pega na corda, que deixei quarando.

-O que vai ter de janta? Estou com a barriga roncando de fome.

@oantonioguadalupe