No tempo dos alto-falantes

A partir da metade da década de 50, proliferaram nos bairros da cidade de São Luís os serviços de alto-falante. Era, por assim dizer, uma espécie de mini-emissora de bairro. Por trás de poderosos alto-falantes encarapitados nos postes, um locutor soltava o seu vozeirão em anúncios publicitários, mensagens de aniversários, convites e, é claro, fazendo rodar os principais sucessos musicais.

Então, num dia, o locutor berrou duas estranhas mensagens:

“ Queremos parabenizar Ilma Francisca de Almeida pela passagem do seu aniversário natalício nesta data”.

"O Pé Carlos manda avisar a todos os paroquianos que amanhã não haverá a missa das 7 horas.”

Dona Francisca de Almeida e o vigário foram pedir explicações para o locutor. O vigário reclamou:

- Pereira, por que está chamando Dona Francisca de Ilma? E por que está me chamando de Pé Carlos? Está ficando doido, homem?

- Padre, eu falo como está escrito. Se escreveram errado, não tenho culpa!

- Deixe-me olhar os originais, Pereira!

Pereira mostrou. Lá estavam escritos: “Ilma.” e “Pe. Carlos”.

Ilma. e Pe. são, respectivamente, abreviaturas de Ilustríssima e Padre.

Santiago Cabral
Enviado por Santiago Cabral em 29/11/2007
Reeditado em 30/04/2009
Código do texto: T757874
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.