As 10 MAIS

Quando eu era criança, lá pelo início dos anos 60, lembro-me de um caderno de minha irmã que ela dava para os amigos, tios e primos escreverem as dez coisas que eles mais gostavam e as dez que mais detestavam, por não ter tido este privilégio faço-o agora.

Tirando estas coisas como amor a Deus a família, saúde, e etc... que sempre que via listado nestes cadernos achava muito piegas e fora de propósito.

1ª coisa que mais gosto é, muié, como diz uma moda caipira, nós não pode ficar sem muié , nós não vive sem muié; e outro poeta de mesma grandeza "Se Deus fez coisa melhor que mulher, fez pr'Êle...

2ª coisa é o " mardito" ou melhor o bendito dinheiro, pois muitas das coisas que se “açucedem” nesta lista depende de ter ou não o miserável....

3ª é o bicho de pé, porque sem ele as duas coisas da cabeceira não adiantam nada, não é?

4ª coisa e a procrastinação, eita palavrinha difícil e fora do contexto, mas é deixar sempre pra depois aquilo que era para ser feito ontem, porque quem sabe amanhã não será preciso mais fazê-la....

5ª melhor do que procrastinar, é não fazer absolutamente nada, é acordar cedo pra ficar mais tempo à toa,...

6ª dormir numa rede a sombra e a margem de um riacho calmamente revoltoso,

7ª é bolo com café, mas daquele bolo domingueiro e simples, muito diferente dos bolos de aniversário, era o bolo que minha mãe fazia nos domingos, e que para me tirarem da cama os meus irmãos gritavam "o bolo ta acabando"...

8ª, 9ª e 10ª - já me cansei, vou deixar pra depois ... quem sabe até lá eu desista de continuar esta lista

As 10 menos

1ª É compromisso com horário marcado;

2ª a segunda é o atraso dos outros em compromisso com horário marcado comigo;

3ª é ser cobrado de coerência (como o mano mais velho diz: "não me cobrem coerência"),

4ª é passar frio, fome não conta, pois Graças a Deus ainda não senti, “nois” não sabe o que é isto de verdade,

5ª é discurso de gente que se acha dono da verdade porque leu num jornal... Será quem escreveu sabia do que estava falando? Muitas vezes o jornalista só vê os nossos tombos, mas num vê a cachaça que “nois” bebe, não é?

6ª discursos pros outros faze ou num faze, pois para quem prega estes mandamentos não vale, é tal de padre ou pastor falar: Não cobices a mulher do próximo, não roube e outras coisas e tal, de repente descobrirmos os homens fazendo aquilo que no domingo disse que era coisa do capeta. Será que era reserva de mercado?

7ª Conformismo culpando Deus – É tal de “Deus não quis que ganhássemos este jogo, Deus não quis que eu morresse neste acidente”...Esquecemos que existe Deus para o adversário e para as pessoas que morrem em acidentes, também poderiam ser tementes a Ele. Os jogadores saem apontando o dedo para o céu após um gol... Será que Deus indica mesmo no jogo “Que este é o cara”?

8ª, 9ª e 10ª pela mesma razão das coisas das “10 mais” deixo de indicar estas das “10 menos”, por uma questão de coerência...

Defranco
Enviado por Defranco em 01/01/2008
Reeditado em 03/06/2013
Código do texto: T798766
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.