CABUNCHÉ E O "DOTÔ"

Cabumché e o “dotô”

- Boas tarde! O senhor é o dotô?

- Por que, não pareço um doutor?

- Eu num sei, nunca vi um... E dotô tem parença deferente?

- ah, deixe de conversa! O que a senhora veio fazer aqui?

- Ué, dançá forró foi que num foi. O que é que a gente faiz quando vai no dotô?

- Minha senhora, a senhora está sentindo alguma coisa?

- Eu sinto muita coisa, seu dotô. .Pur imxempro: sinto fome quando demoro de comê, sinto reiva de Bechió quanto ele briga mais eu, sinto uns arripio boomm quando ele rela ne mim...

- Senhora! Como é o seu nome?

- Maria Escarnada do cabumché, mais pode chamar a minha pessoa de Cabumché, sim senhor.

- Cada nome que Deus me livre

- Cumé?

- D. Maria...

- Cabumché, faz favorrr!

- D. Cabumché, sente alguma dor?

- Arguma? Sinto muitas, dotô! É dô na guela, dô nos quarto, dô nasapá...Eu acho que tô de ispinhela caída...

- Vamor ver, acho que a senhora está com sintomas de reumatismo.

- Dotô, esse tal de riumatismo faz a gente ficar sem vontade de nada, sabe... daqueles negóço com o marido.. de furunfufá, sabe? Tô prá nada! Sem petite!

- Precisamos antes fazer uns exames...

-Apois pode me ixaminá todinha, seu dotô. (Começa a tirar a roupa)

-O que a senhora está fazendo?

-É mió o senhor me ixaminá bem de pertinho, né não? Xô tirá a rôpa!

- Deus que me livre! Não, não precisa!

-Mais o senhor num mandô Bechió tirar as carças prá ixaminá ele? Apois intão, vô tirá as minha caçola também! Por acauso ele é milhó que eu?

- Misericórdia! Calma... Calma.... Sente-se, d. Cabumché. O exame do seu marido é diferente do seu. Vamos fazer assim: respire fundo. Fale bem alto

- bem alto!

- Tá difícil! Fique quieta, deixe ver a sua pressão.

- Tem pressa, não. Quero sair daqui boínha, boínha. Hoje é quarta-feira, é dia de nóis cumprí o juramento .

- Como assim, que juramento?

-Quando nóis casamo, juramo que segunda nóis descansava. Teuça, nós firunfa mais lerdinho, sabe? Prá num dá canseira. Aí, na quarta, nóis botava prá arrombá! Aí a carga é pesada...

- Estranho... E os outros dias da semana?

-Na quinta nós discansa. Na sexta nóis fais meio inspediente.

-E no sábado e domingo?

-Nóis reza prá guentar os travanco da semana . É dureza, meu dotô.

-Quantos filhos vocês têm?

-18, dos que tá vivo.

- 18? Misericórdia! Tem mais filhos que um time de futebol...

- Então... O Bechió bate um bolão, seu moço. Aí tá a ixpricação. Bola, dentro, bola fora... E sabe do que mais? Tá ficando tarde, hoje tem, futebó . Bola, dento, bola fora e pimba! Gool! Inté!

-