O ‘OvO’ e a ‘OVADA’ na cabeça

A seguir ASPAS abertas para a Enciclopédia de Significados

//

Ovo de Colombo é uma expressão popular que significa que algo muito difícil de se realizar parece muito fácil, depois de concretizado.

Ovo de Colombo é uma metáfora usada para se afirmar que qualquer um poderia realizar o feito.

Quando a expressão é usada para dizer que determinada pessoa encontrou seu ovo de Colombo, estamos afirmando que a pessoa descobriu algo que vai lhe dar muitos proveitos.

- Origem da expressão -

Ovo de Colombo é uma expressão que tem duas versões para sua origem. Na Espanha, depois da descoberta da América, Colombo é homenageado em um banquete. Alguns presentes menosprezaram o feito e afirmaram que qualquer navegador poderia realizá-lo.

Colombo desafiou-os a colocar um ovo em pé. Como ninguém conseguiu, Colombo bateu o ovo sobre a mesa, amassando uma das extremidades, o que possibilitou o ovo ficar em pé, e acrescentou: "Qualquer um poderá fazê-lo, mas antes é necessário que alguém tenha a ideia.

Na Itália, alguns historiadores afirmam que foi o arquiteto Filippo Brunelleschi, que se recusou em mostrar seu projeto da cúpula da Catedral de Santa Maria del Fiori, em Florença, e desafiou alguns arquitetos a colocar um ovo em pé. Como nenhum conseguiu, Filippo bateu o ovo sobre a mesa, amassando uma de suas extremidades, e o ovo ficou em pé.

Os arquitetos alegaram que poderiam fazer o mesmo, e Filippo afirmou que da mesma forma poderiam copiar o seu projeto.

\\ ASPAS fechadas para a Enciclopédia de Significados

Confira completo em: https://www.significados.com.br/ovo-de-colombo/

:::::::::::::::

Comentando aqui, o Zezé.

........

O OVO

........

O ovo, no fundo... no fundo... se origina da ave,

Mas também sai de dentro de outros animais.

Tem ornitorrinco e tem um outro de onde o ovo sai suave.

Tem quem chame de “ovos” o que homem carrega nos “que tais”.

Tem o desafio de: qual nasceu primeiro,

Tem ditado do ovo que o Colombo pôs em pé.

“Ovo” sugere cabeça sem cabelo, por inteiro.

E tem cabeça lisa que é tentação de mulher.

Tem gente que vê numa cabeça de ovo um amuleto,

Já eu acho que se a vida te dá um ovo, deves com ele fazer uma omelete.

A bandeja de ovo pode ficar cara e um dia ser paga com boleto,

E ovo cobrado não mais por unidade, e sim por clara e por gema até que se complete.

::::::::::::::

A coleção zezediozoniana: “Não adianta chorar sobre ovo espatifado”