LIBERDADE DE ESTICÃO (o fim do aperto)

ASPAS abertas para Modacad (Lívia Monteiro 2 de Out de 2019)

//

Antes de começar a contar a história da Lycra® é importante ressaltar que apesar do uso comum da expressão "roupa de Lycra®", um tecido não pode ser feito apenas com o fio de Lycra®, os fios de elastano são sempre misturados com outros fios, naturais, artificiais ou sintéticos.

No ano de 1958 uma equipe de cientistas criou o fio Lycra® com o objetivo de substituir a borracha usada nos espartilhos. Esse grupo de cientistas trabalhava na empresa americana DuPont e era liderado por Joseph Shivers. O fio, que inicialmente ganhou o nome de "fibra K", um tempo mais tarde seria batizado com a marca comercial Lycra® e lançado oficialmente no mercado em 1959.

A criação da Lycra® causou uma das maiores revoluções têxteis da história!

O fio sintético de elastano era mais resistente à tensão que a borracha, com a versatilidade de ser bem mais leve e incrivelmante mais flexível.

Essas características, somadas à sua aparência translúcida, tornavam quase imperceptível sua presença na composição de um tecido. O aspecto e o toque original do tecido sem Lycra® permanecia quase inalterado quando era tecido com uma porcentagem de fios de Lycra®.

Inicialmente, o material ganhou o universo da moda íntima. Os tecidos usados para produzir roupas íntimas, antes da Lycra®, eram mais pesados, dificultavam a modelagem e não facilitavam os movimentos durante o uso das peças.

Quando começaram a ser fabricadas com fios de Lycra® as peças ficaram muito mais confortáveis por causa da elasticidade, mais leves e mais bem modeladas, vestiam melhor o corpo e por isso eram também muito mais sensuais.

(...)

A Lycra® foi usada em competições esportivas pela primeira vez em 1968, por uma equipe de esqui que foi a vencedora da medalha olímpica. Mas rapidamente se tornou parte dos uniformes de diversos esportes, pela leveza, praticidade e conforto das peças feitas com fios de Lycra®. Sem falar da importância da liberdade de movimentos para os atletas, que a flexibilidade dos tecidos de Lycra® proporciona.

Na década de 90 a Lycra® se consolidou no mercado esportivo com o lançamento de evoluções tecnológicas da fibra como a Lycra® Power. Esta fibra, usada nos shorts de compressão, ajudava a reduzir a fadiga muscular.

\\

ASPAS fechadas para Modacad (Lívia Monteiro 2 de Out de 2019)

Leia o estudo completo em:

https://blog.modacad.com.br/a-historia-e-o-uso-da-lycra-na-moda/

::::::::::::::::::::

Continuando aqui, o Zezé.

O leitor/a leitora (visitante) prefere o aperto?

Vejamos.

ASPAS abertas para o portal DIÁRIO DA REGIÃO

//

(TÍTULO): OS PERIGOS DE USAR CALÇA APERTADA

Roupa justa pode afetar a circulação sanguínea e ocasionar sérios problemas de saúde

Luciana Vinha especial para Bem-estar / Publicado em 14 de maio de 2022 às 03:23

(Atualizado em 14 de maio de 2022 às 03:55)

(...)

Além do desconforto, usar calças muito apertadas pode causar sérios problemas de saúde, inclusive afetar a circulação sanguínea, gerando riscos que a maioria das pessoas desconhece, como coágulos sanguíneos e infartos pulmonares, entre outros.

Devido à sua ação de “compressão”, a calças muito justas submetem a parte inferior do corpo a uma pressão constante, reduzindo o fluxo sanguíneo, o que pode resultar em diversas complicações graves. De acordo com o angiologista e cirurgião vascular Sthefano Atique Gabriel, esse tipo de roupa prejudica a circulação, em especial o retorno venoso do sangue dos pés e das pernas em direção ao coração, aumentando o risco de insuficiência venosa e trombose venosa profunda, além de outros sintomas associados como falta de ar, dores no quadril e nas costas e sensação de má digestão com refluxo.

\\ ASPAS fechadas para o portal DIÁRIO DA REGIÃO.

Leia o estudo completo em:

https://www.diariodaregiao.com.br/vidaearte/bemestar/os-perigos-de-usar-calca-apertada-1.968686

::::::::::::::::

Voltando e finalizando aqui, o Zezé.

Da coleção zezediozoniana: “Será que foi isso que afetou a voz do cantor Zezé di Camargo?”