Quem chegar nessas 7 coisas se dará bem

1 – Encontrar o “X” da questão

Essa, todo mundo entende logo que: qualquer um pode passar por uma situação complexa e a coisa da situação pode parecer como se fosse numa questão de matemática ou de uma lógica mais elaborada. No tal momento, bem que uma fórmula matemática cairia bem e a pessoa sairia com certa facilidade do labirinto em que possa ter se metido. Geralmente, a expressão indica que o passar do tempo pode ajudar (mas não por conta de uma mera coincidência sem esforço ou raciocínio).

.............

2 – Aprender o caminho “das pedras”.

'A expressão «caminho das pedras» está atestada em dicionários elaborados e publicados no Brasil:

«c. das pedras Uso: jocoso. meio pelo qual se pode chegar com mais rapidez, proveito ou vantagem, a um lugar ou a um objetivo desejado, e que supostamente só é conhecido pelos mais experientes ou espertos» (Dicionário Houaiss)

«Caminho das pedras, coloq: maneira ou meio pelo qual se pode chegar, mais rápido e eficientemente, a um lugar, objetivo ou a uma solução de problema e que, supostamente, é conhecido apenas pelos mais espertos ou experimentados:'

-------------------------- in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/a-expressao-caminho-das-pedras/36204 [consultado em 23-04-2024]

.............

3 – Tirar leite de pedra.

Fazer o impossível, sobreviver à seca. A origem da expressão faz alusão à seca do sertão, quando produtores tentavam manter seu gado vivo para tirar leite, quando só existia um deserto de pedras (sem vegetação) para alimentar o gado.

https://blog.nubank.com.br/glossario-financeiro-brasileiro/

.............

4 – O pulo do gato

Há quem sustente que a expressão se origina do fato de que o ágil felino, não importando a altura, sempre cai de pé sem se machucar, graças às “molas” que tem nas engrenagens de suas juntas dos joelhos.

No entanto, segundo o Prof. Ari Riboldi, a origem da expressão está vinculada a uma fábula que circula entre caboclos, envolvendo o gato e a onça. Admirando o gato pela sua destreza e agilidade, a onça foi pedir-lhe umas aulas, no que foi atendida pelo gato. A onça aprendeu tudo muito rapidamente, mas escondia o traiçoeiro desejo de transformar o gato em uma deliciosa refeição. Depois de achar que tinha aprendido tudo, a onça correu na direção do gato pronta para devorá-lo.

Foi quando o felino deu o pulo do gato, lançando-se rapidamente para o alto de uma árvore, longe do alcance da traiçoeira aluna. Faminta e desapontada, a onça falou para o gato: “Compadre gato, por que você não me ensinou esse pulo?”

(Explicado este tópico 4 por: Paulo Ledur, professor de língua portuguesa – ledur@editoraage.com.br)

https://vital.clouddivision.com.br/noticias/o-pulo-do-gato-18-11-2022

.............

5 – O Santo Graal

A lenda do Santo Graal é contada em fábulas antigas como a história do Rei Arthur e da távola redonda e até em filmes hollywoodianos com sucessos como o Indiana Jones e a Última Cruzada e o Código da Vinci de Dan Brown. Essas histórias, apesar de diferentes em alguns aspectos, especulam sobre um artefato de poderes miraculosos que remete ao próprio Cristo. Mais do que isso, alguns até afirmam que o Graal pode ser uma “pedra” mágica, ou mesmo a linhagem sagrada que carrega o sangue de Jesus.

Leia mais em:

https://louiswolf.com/blog/o-misterio-do-santo-graal-e-sua-relacao-com-os-cavaleiros-templarios

.............

6 – A Fonte da Juventude

Para mim, o Zezé di Ozônio aqui, a “Fonte” da juventude pode ser qualquer uma no momento em que você estiver digitando a palavra “JUVENTUDE” no seu teclado. Acho que fica bem em “Times New Roman”. Mas o Recanto das Letras converterá para outra “Fonte” quando você enviar o texto. Brincadeiras de lado, gostei desse assunto aqui abaixo que estou reproduzindo da página “Colégio Menino Jesus”.

ASPAS abertas

// A expressão “fonte da juventude” pode ser literal. E o segredo está na água.

Só para você ter uma prévia: a natação promove a liberação de substâncias no cérebro que melhoram a cognição e a memória, graças em parte ao fato de que ajuda a estabelecer novas conexões cerebrais.

Ajuda nosso corpo a combater o estresse oxidativo e os radicais livres, reduz os níveis de estresse e melhora nosso sistema imunológico. Como um todo, melhora o humor.

Comecemos a nadar.

Em primeiro lugar, os benefícios físicos da natação são inegáveis. É um exercício bastante completo que ativa os principais grupos musculares do corpo.

Além de estimular o sistema cardiovascular, o trabalho realizado acaba sendo muito maior do que em outras atividades, graças à resistência da água.

Outra vantagem é que o corpo, estando submerso, recebe menos impacto físico, e acaba sendo mais fácil de se movimentar.

Mas o condicionamento físico é tão importante quanto a saúde mental.

- Descarga de endorfina -

Como um bom exercício aeróbico — aquele que requer um esforço do coração e dos pulmões para fornecer oxigênio aos músculos —, a natação produz a liberação de endorfinas.

\\ ASPAS fechadas neste tópico 6 para a página virtual “Colégio Menino Jesus”.

Confira o estudo completo em:

https://www.colegiomeninojesus.com.br/por-que-a-natacao-e-uma-fonte-da-juventude-para-o-cerebro/

.............

7 – PREVER O FUTURO

Prever o futuro???

Pffff...!

:::::::::::::::

Da coleção zezediozoniana: “Quem nunca...?”