O "encantado" de Vicente

Popularmente, aqui no Maranhão, as entidades que se incorporam em terreiros de umbandas são chamadas de “encantados” e os filhos-de-santo que as recebem, são os seus “cavalos”.

Dois sentimentos da minha mãe eram públicos e notórios: sua aversão a bebidas alcoólicas devido ao seu sofrimento com o alcoolismo do meu finado pai, e a sua fanática credulidade a respeito de “encantados” e similares.

Aconteceu que o meu irmão Vicente tomou “umas e outras” e veio para casa mais pra lá do que pra cá. Sabendo que a nossa mãe iria abrir um pau por vê-lo assim, fingiu estar incorporando um “encantado”. Quando bati os olhos no cabra, saquei a sua esperteza: se havia ali um” encantado”, com certeza era o “Caboclo Pé de Cana”. Mas, apesar do odor de cachaça que exalava dele, a nossa mãe acreditou na presepada e entabulou animada conversa com o “encantado”.

Daí a instantes, ocorreu um curto-circuito, com estalo, faíscas e tudo. Então, o “encantado” de Vicente arregalou os olhos, deu um enorme salto e num abrir e fechar de olhos pôs-se a salvo na rua, abandonando de imediato o seu “cavalo”.

Quando tudo serenou, eu perguntei para a velha:

- Mãe, encantado não é um ser do outro mundo, uma pessoa que já morreu?

- Com certeza! Por que perguntas?

- Então, mãe, por que o “encantado” de Vicente ficou com medo de morrer?

Mamãe me olhou feio:

- Sabes qual é o teu mal? É que tu debochas de tudo. Sai de perto de mim com as tuas palhaçadas, senão te meto o cacete, engraçadinho!

Santiago Cabral
Enviado por Santiago Cabral em 21/01/2008
Reeditado em 18/12/2008
Código do texto: T826935
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.