Ainda sobre São Martinho

E se a proposta de são Martinho não tivesse sido aprovada naquele concílio em Braga, 1400 anos atrás? A língua portuguesa não contaria os dias da semana como “Segunda, Terça, Quarta, Quinta e Sexta”, mas seguiria a tendência de seus vizinhos neolatinos. Em português, poderia sair mais ou menos assim, de Segunda à Sexta: “Lunedo, Martedo, Mercredo, Jovedo e Venedo”. Parece estranho, mas ao longo dos séculos seria normal.

Os estudantes perguntariam: “Este ano, o dia de Tiradentes cai em Jovedo: vamos emendar o feriado?". Garfield diria, em português: “Odeio Lunedos!...”. Jason seria o protagonista de “Venedo 13”, e comeríamos peixe no Venedo Santo, dois dias antes da Páscoa. E após o Martedo de Carnaval teríamos o Mercredo de Cinzas.

E se a proposta do mesmo bispo, sobre a renomeação dos cinco planetas conhecidos na época, fosse aprovada? Considerando o critério da proposta para os dias da semana, os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno poderiam ter se tornado em português: “Secunstero, Tercistero, Quintastero, Sextistero e Setastero”!

Imaginem as traduções: “Homens são de Quintastero, mulheres são de Tercistero”. Os astrólogos, então: “Essas mudanças destrutivas se devem ao retorno de Setastero”.

Ainda bem que não se cogitou a proposta de se modificar os nomes dos meses do ano, senão poderíamos ter: “Umbro, Doisembro, Tresembro, Quatrubro, Cincubro, Seisembro, Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro, Oncembro, e Duzembro”.

A música País Tropical seria cantada assim: “Em doisembro – em doisembro – tem carnaval – tem carnaval -...”. E se juntássemos as três modificações, os astrólogos não ficariam só no retorno de Quintastero: “Quadratura de Primastero com Quartastero influenciando todo o mês de Cincubro, a partir de Mercredo”.

Não.

Graças a São Martinho, só nossos dias da semana foram alterados. Dos males, o menor. Contudo, ah, Camões!, tu que reinventaste a língua portuguesa, tu, que ressuscitaste os antigos deuses romanos e suas epopéias para os filhos de Luso, sim, tu, tu não te preocupaste em ressuscitar também os antigos dias da semana romanos! Estavam eles em tuas mãos, Camões, e perdeste uma chance de ouro..!

... E mais quinhentos anos se passaram, e não surgiu nem outro São Martinho nem outro Luís de Camões...!

Vitor Pereira Jr
Enviado por Vitor Pereira Jr em 11/03/2008
Reeditado em 29/03/2008
Código do texto: T896493
Classificação de conteúdo: seguro