A LINGERIE

A LINGERIE

Nada para fazer, resolvera descer para o Guarujá, emendando o feriado de sexta.

Foi sozinho. Pior viagem! Não tinha com quem conversar, pois a crise esvaziara o prédio, só deixando o zelador e dona Gertrudes, uma velha xereta.

Acorda às 10 horas, anda, nada, anda, nada e nada!...

Nenhuma mulher interessante, ou estava ficando velho, sem confiança no taco?

Vai ao cinema e assiste outra vez ao "Cidadão Kane". Sai no meio do filme e resolve ir ao shoppinho, fazer um programa original: tomar cerveja, comer batata frita e ouvir criança chorando, com pai duro negando os brinquedinhos.

Encontra um ex-amigo,que começa, dá prosseguimento e termina, uma fala chata, sobre um assunto que mais detesta: futebol.

Ao ver que só repete: "É...", com um sorriso amarelo, o amigo desconfia, vai tomar um sorvete e foge, sem se despedir.

Procura com os olhos algo diferente e descobre uma banca de revistas mais incrementada, que vendia uns livros. Paga o chope e vai à banca, surpreendendo-se com um volume do Kama Sutra em português. Folheia-o e percebe que atrás de si, uma morena razoável, olhava intrigada, como se quisesse lê-lo, mas faltava-lhe coragem. Coloca o livro de lado, como se fosse míope, para que ela pudesse ver as gravuras. Muda as páginas e ela firme, percebendo tudo.

Ao concluir o folhear das páginas, fecha o livro, deposita-o no box e se vira. Ela baixa o olhar e faz questão de mostrar a aliança na mão esquerda. Procura pela livraria e por fora dela, mas não vê o esposo Ela compra uma revista qualquer e sai lentamente, deixando o perfume marcar o caminho.

Ele resolve, vai seguindo-a à distância e a vê entrar numa loja de lingerie. Finge olhar a vitrine de um açougue de luxo, e vê pelo reflexo no vidro, que ela manuseia peças íntimas com maestria, se exibindo.

Pensa: "Por quê será que chamam de peças íntimas? Será que fazem delas suas confidentes, ou porque sabem o que a patroa faz?"

Vê a senhora indo ao caixa, manda embrulhar e fala qualquer coisa para a atendente. Desfila com sensualidade em direção ao observador, roda o corredor do shopping; ele parado, observando tudo, despistando, até que ela vem junto à vitrine do açougue, posta-se ao seu lado e pergunta: "Gostou da roupa?"

Quase caiu, mas recompôs-se e respondeu: "É de um vermelho lindo!"

"Gostaria de ver-me vesti-la?"

"Mas e o marido?"

"Só vem amanhã!"

"Eu adoraria vê-la vestir!"

"Então paga para mim, que eu visto!"

Concordou, ela pegou no braço dele e adentraram a loja. Ela foi à seção de embrulhos e ele foi ao caixa.

Entabulou uma conversa disfarçada com a caixa, assinou o cheque, ditou o telefone, pegou a nota e...

...Até hoje procura pela vigarista, que deve ter milhões de roupinhas, pagas por palermas solitários.

___________________________

Marcio Funghi de Salles Barbosa

www.drmarcioconsigo.com/literatura