Lembranças da “redentora”
Fiquei contente ao ver nossa juventude,de novo em ação,reivindicando seus direitos,lutando contra a corrupção e o desmantelo do dinheiro público,como acontece,agora,em Brasília. Eles andavam tão calados,tão cabisbaixos,parecendo preocupados apenas com baladas e Êxtase,que até dava uma certa mágoa na gente,que foi de uma geração de muitas lutas e  afirmações.Mas,os anos de chumbo da Ditadura,também geraram situações de humor,já que brasileiro ri de tudo,até da própria desgraça. Os humoristas estavam a postos e os milicos proporcionavam a eles,um bom material  de trabalho.Não é difícil ser humorista,no Brasil,assunto aqui não falta.Lembro-me de algumas piadas que circularam na boca do povo,sem autor definido e que nos ajudava,rindo,a atravessar os anos de chumbo.Geisel,por ser filho de pastor protestante era chamado de “pastor alemão”.O Figueiredo,”casca grossa,era o mais ridicularizado.Uma vez,estava ele num avião,levando alguns milhões,quando o piloto sugeriu:-General,jogue esse dinheiro,daqui de cima,para o  povo e faça milhares de pessoas felizes;o co-piloto,disse:não,vamos dar um pouco a cada um e faremos milhões de pessoas felizes;o  mecânico,que estava de parte,pensou,mas,não disse:porque vocês não se jogam do avião e fazem todos os brasileiros felizes? Ao proibir a apresentação do Ballet Bolshoi,por ser coisa de comunista,o general presidente enfrentou muito protesto e cedeu;mas,queria ir á estréia,para espionar o que os comunas andavam aprontando.O espetáculo era “O Lago dos Cisnes” e os Generais Geisel e Figueiredo,estavam lá,na primeira fila,com dois assessores.Logo no inicio,ferraram no sono.No fim da exibição,um pouco envergonhados da soneca pública,indagaram do assessor:-Será que perceberam? 
Perceberam,sim,meu general;estavam todos na ponta dos pés.
Mas,o melhor de todos,foi a resposta que o Reitor da UnB, Prof. Pedro Calmon,deu a um apoplético coronel,que queria invadir a Universidade,para prender estudantes que protestavam,jogando,dos muros,pedras,xixi etc. Nos policiais do lado de fora.O coronel ameaçou:-Vou entrar com a tropa,Sr,Reitor.Calmon,gentil,educado,tranqüilo e o coronel,enfurecido:-Vou entrar na Universidade.E Calmon:-Sem vestibular,coronel?

Miriam de Sales Oliveira
Enviado por Miriam de Sales Oliveira em 10/04/2008
Código do texto: T939581
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.