TABERNA POPULAR DA GRAÇA PRETENDIDA

Tenho um amigo muito especial, que é pastor e gosta de me fazer exercitar o humor. Ele não é nem um pouco inoportuno, tentando provar que a sua religião é a única capaz de salvar (o pastor).

Um dia me disse: "fico imaginando o que seria de você se criasse uma religião nova, todos iam achar muito extranho um pastor que só dá risadas...

Ele conhece meu ecletismo, por isto fiz este trecho, em que ambos rimos bastante.

Tenho minha crença, que só serve para mim, não pretendo converter ninguém, por isto quero que não se sintam magoados os religiosos de qualquer credo, a quem respeito e luto pela liberdade de credo e expressão.

Vamos lá:

TABERNA POPULAR DA GRAÇA PRETENDIDA

Premissas de Inauguração

Nossa Origem: Ao contrário dos outros, que vieram pela costela, ou pela costeleta, somos oriundos do pentelho costal, filhos ilegítimos de Davi com Rebeca, aquela meio sapeca, sempre tomando leite na caneca, assistindo a novela das oito, pribida para menores de 14 anos.

Nosso Lema: Fale, mas não encha a paciência com suas súplicas, afinal somos iguais ao Grandão e não queremos que O aborreça; pense bem sobre o que dirá Ele.

Nossa Crença: Somos lindos; erramos, mas quem não erra! Adoramos um bezerro, bem passado. O chifrudo nos rodeia, sem perceber seu real estado, crendo que a Santinha, sua mulher, é santa.

Nossa Missão: Torná-la bem curta, se possível cheia de ditos humorísticos e risadas, pois como dizia nosso Líder, que num vasp-vupt, não ficou tam-tam, ao receber as tábuas com idéias varigs, olhando pro cruzeiro do sul, enquanto a tv anunciava um gol: “quem torra, não usou bronzeador adequado!” Nós vimos a Glória e a achamos oxigenada, mas com três neurônios. Ela sabe fazer gêlo, aprendeu a receita com a mãe.

Nosso Custo: Como diz o ditado: “Dize-mo com quem tu andas e nós o cobraremos a contendo e justiça!”

Nossas Reuniões: Aos sábados, às 20 horas, onde o custo das cervas e das coxinhas será rateado entre os fiéis da boa, ou será que preferirão a nova?

Nossa Guia Escrita: Dribla, modificada uma vez por mês, onde novas piadas e contos de humor serão acrescidos.

Nossa Promessa: Vida eterna, enquanto dure. As dúvidas serão trocadas por uma certeza: “A vida é terna, se você enxergar a luz; para vê-la, acenda o pavio, usando fósforos Fiat Lux”.

Nossas Musicas: “Deu a louca no barroco”, “Boi da caradepedra”, “Salmo nela? Xinga ela!”, “Osho, como foi bacana, te encontrar de novo!”. “Mais lufadas, por aqui!”

Penitências Cabidas: Não viver feliz, se repetir as mesmas velhas reclamações e súplicas.

Ser impedido de ver a verdade, nua e crua (pode ser mal passada). Temer que o chifrudo lhe convença de que você será feliz, com a traição dela.

Andar com os sapatos invertidos (os calcanhares para frente).

Decoração: Copos de leite (pós ressaca); Violetas Imperiais (com Sarita Montiel), Coroas de Louro José.

Máxima, Minima, Comum: Sejam felizes, se souberem sorrir e entender que só conseguem entender Deus, os de coração repleto de alegria.

___________________________

Marcio Funghi de Salles Barbosa

www.revistaconsigo.com