NO REINO ENCANTADO DAS LETRAS

Numa terra muito distante, existe um reino muito curioso. Ele não é habitado por fadas, duendes ou saci-pererês. A sua população é formada por letras. Letras de todos os tipos, de todos os alfabetos, maiúsculas e minúsculas. Passam o tempo se unindo, formando palavras, se separando, se reunindo, formando textos, contando estórias, fazendo poesias, letras de música, toda sorte de produção literária. Vivem felizes, são brincalhonas, curiosas e exploradoras.

Mas, nesse reino, também existe um gigante. Sua função é impedir que as letras escapem. Como elas são muito aventureiras, gostam de explorar novas terras. Contam que houve, em certa época, uma fuga em massa, quando muitas foram encontradas na Grécia, formando histórias em forma de poema. A partir desse dia, os deuses impuseram esse trabalho ao gigante: colocar ordem no reino, impedindo novas fugas.

As letras, no entanto, não aceitaram tão facilmente essa deliberação. Continuaram tentando escapar. Ao que o gigante reagia, brandindo uma panela no ar, para assustá-las. E, tantas vezes fez esse movimento que o cabo se soltou... Ele teve que consertá-la com arrebites, muito a contragosto.

Esse reino é um lugar muito agradável, com parques, praças com chafariz, lindos castelos, ruas bem calçadas. Contudo, as letras não perdiam sua idéia de aventura. Resolveram, após uma reunião na praça central, executar o seguinte estratagema: uniriam-se formando estórias. E tantas estórias contariam, passando diante dos olhos do giagante, que ele fatalmente adormeceria. Então, fugiriam em debandada, e, quando ele acordasse, não poderia fazer mais nada.

E assim fizeram essas gentis criaturinhas! Ao anoitecer iniciou-se um desfile de contos inéditos, que prendeu a atenção do gigante. E tantos eram os contos que ele acabou adormecendo. Muitas fugiram, sendo ajudadas por libélulas para chegarem mais rápido ao seu objetivo. Foram povoar os sonhos de pessoas pelos quatro cantos do mundo, e estas, ao acordarem ,escreveram todo tipo de contos, poemas, cartas e mensagens.

Quando o gigante acordou, não entendeu bem o acontecido. Tudo parecia um sonho... As letras que ficaram trataram logo de distraí-lo, chamando sua atenção, enquanto aguardavam o retorno de suas amiguinhas.

E tem sido assim desde então... Toda noite acontece um desfile de contos, poesias, belas frases... O gigante adormece e elas vem povoar o sonho de todos os autores...