Macaco-prego

“Macaco-prego”

Para beber água, geralmente eu vou numa curva do riacho. O chato é que lá sempre fica um macaco-prego vigiando para o bando beber sossegado. Ele é o macho alfa dominante. São uns vinte. Tem fêmea alfa dominante também. Acho que eu sou uma delas. Detesto ser mandada. Sou independente. Uma vez olhei atravessado para um deles, vocês não acreditam que ele me mordeu?

O homem cria macaco porque ele é esperto. Mas o prego é safado também. O nome dele vem do bilau, em que a cabecinha é igual a um prego, sabiam? Antes eles serviam para tirar papeizinhos do realejo, que toca música. Nunca achei certo. Lugar de macaco é no mato. Cada macaco no seu galho. E com rabo em interrogação, que não prende, só apóia.

Ficam dando pulinhos quando estão no chão. Sua mão é quase igual a do humano. Os dedos são longos e finos, como de um pianista, cinco dígitos. Plantígrado, também. O rastro é bem típico, um humano de quatro. O polegar é oponível, ou seja, está na direção perpendicular aos outros dedos. Isso dá a chance dele segurar as coisas. Sabia que um macaco razoavelmente inteligente dá conta de quebrar coco com uma pedra? É... eles usam ferramentas. Outro dia vi uns sete deles enfiando pauzinho na colméia para pegar o mel.

Antes eu disse que falava macaquês, vou explicar agora: se é um grito bem fino, igual de uma diva de ópera é para assustar o inimigo, se chia, é para chamar atenção, se late como um cão é porque está com fúria no coração. Louco por milharal, come de tudo; frutinhas, flores, insetos, ovos de pássaros, pequenos lagarto... mas detesta folhas! Macaco é igual menino, não come verdura e muito menos folha. Mas gosta de arte!

Barulhento, agitado, se ficar solto na cidade ou na fazenda, vai mexer em tudo. Talvez por isso eu não goste de macaco. Somos muito parecidos no comportamento agressivo e irascível. São infinitamente curiosos e com aquela carinha sapeca meio clara e as manchas escuras no topete, eu não resisto, tenho que sorrir pra ele!

Na minha cidade, no zoológico, tinha o albino. Ele jogava coisas na gente. Era branco. E agora no Parque Areião tem três grupos morando lá. Um deles é liderado por uma fêmea. Sensacional, as mulheres no poder... Mas eu não gosto de verdade é a turma do Campus Universitário. São folgados, invadem os laboratórios e ficam olhando a gente.

Talvez sejam os mesmos que estão comendo a seiva do pinheiro americano que foi plantado no reflorestamento ao lado. Bom, mas quem mandou o homem desmatar? Faltou comida natural o macaco vai e toma o que não é legal.

Ah, uma coisa. Macaco pega febre amarela e morre. Culpa do homem que reviveu o inseto e invadiu a mata. Mas matar macaco não vai impedir que a febre dissemine. Se eu fosse você vacinava. Eu por exemplo, já tomei minha dose valendo por 10 anos. E você?

JB Alencastro