Jararaca

“Jararaca”

Olha, se o cerrado tem mil tipos de formações, desde as abertas, tais como o campo limpo e o sujo. Ou então o campo rupestre, onde eu vi aquelas cascavéis... E até o cerrado no sentido restrito que é aquele clássico das árvores retorcidas de raízes profundas... A jararaca está em todas! Já foi vista na vereda, nas matas ciliares, e nas matas de galeria. Se você perguntar se existe jararaca na mata seca e no cerradão, ela habita lá também!

Ô cobrinha popular! É de longe a que mais morde, e quando não mata; aleija. Tem de todo jeito, a de rabo-branco, a dormideira, a de jararacuçu de papo-amarelo, a urutu ( que é a mesma jararaca-cruzeiro) , a verde , a da seca, a pintada, a do norte... É igual menino em campo de futebol. Espalhada e ajuntada ao mesmo tempo.

O que varia é a alimentação. Algumas começam a vida comendo rãs. Como a do brejo, e depois crescem e comem outros anfíbios e pequenos lagartos. As grandonas, como a jaracuçu, preferem pequenos mamíferos. O negócio delas e se adaptar ao meio ambiente.

Os filhos dele também são assim. Comem de tudo. Sabia que 70% dos alimentos que os humanos comem a primeira vez eles não gostam? Tem que insistir. Por isso cobra resiste bem, pois engole sapo desde pequena! Depois de grande vira gourmet... Por exemplo, a papa-ovo (que é a de papo-amarelo) consegue engolir um ovão por causa do osso da mandíbula que desencaixa, formando aquele bocão igual quando eu encho a minha de camarão. Pior que isso somente eu de noite apaixonada, com bombom de cereja... Mas qualquer menina enquanto enamorada come chocolate, né?

E quando hipnotiza o passarinho? No alto de um jequitibá-rosa, na mata seca, vi uma cena que nunca mais vou esquecer. A jararaca imóvel, durinha, enrolada, aquele risquinho preto nos olhos verdes, ela não escuta a mariquita, ela sente o calor. A cabecinha azul-acinzentada, o peitinho amarelo, do lado da flor pequenina cor-de-creme do jequitibá, dá dó. Mas o bote é certeiro. Vupt. Papou o passarinho.

Aí eu tive a maior surpresa. Não havia reparado o gambá na forquilha. Ele deu uma mordida quase que na cabeça triangular da cobra. O rabo fino dela tremeu. Nem adianta picar o gambá, pois ele é imune. O bicho enrodilhou na copa e de nada, aliás, do céu azul celeste do cerrado um gavião baixou. Um carcará. E pegou o marsupial.

Uma seqüência da Natureza. Vida e morte se vira no dossel da floresta. E eu ali, de testemunha ocular, com minha máscara permanente. Que coisa!

De uma coisa eu sei. No chão ou na galhada a cobra venenosa desloca devagar, esticadinha e em linha reta. As pupilas são transversais, como os bichanos. E as escamas ásperas igual lixa. As não venenosas são o contrário... Olho maior, cabeça combinando com o corpo e cauda também. Andam rápido e sinuosas. Mas nunca tem o furinho de lado, a fosseta loreal. Exceção? Tem a jibóia e a sucuri, que não têm veneno mas o abraço delas é mortal. Depois eu falo. Que agora fiquei mudinha só de lembrar o enlaço enrolado que eu já levei do meu Cobra.

JB Alencastro