Sucuri

“Sucuri”

Quando a gente fica falando de cobra a coisa fica séria. Pois os exageros são comuns e os temores infundados também. Eu sei que cascavel, jararaca e outras venenosas picam e matam, e também sei que a jibóia pode capturar animais de médio porte. Agora, essa de que a sucuri come gente é demais! Nunca vi.

Primeiro que todo bicho tem medo mortal do homem. Segundo que mesmo assim até a sucuri, que é a cobra mais pesada do mundo, ela só ataca quem é do peso dela, no máximo. E para fechar a conversa a maior sucuri medida com fita métrica e registrada é a do Museu de História Natural de Londres, tem 8,80 cm. Ele viu, ele foi lá. Eu acredito.

Como também creio que ela fica parada, boiando, só com a cabecinha de fora. Já reparou que os olhos e as narinas estão na mesma linha? Típico de animal aquático. Ela nada bem, mas é preguiçosa, prefere vir na correnteza. Quase não faz marola, apesar do tamanhão. As grandes têm uns 6 metros e sempre são fêmeas. Os machos são bem menores, e na época do acasalamento eles surgem de todos os lados e se enrolam nela, uma meia dúzia deles.

Meu namorado é mergulhador e disse que viu uma pronta para o bote. O rabo fica preso no fundo, numa raiz bem firme. Desse jeito ela não solta. Ela morde geralmente a cabeça, e animal algum morre esmagado. Ele bate as botas antes, ou afogado ou sufocado. Só tem uma saída: apertar os olhos dela com força, ela solta. Aquela cara de malvada, com aquele risco preto em diagonal é muito feia. E a cor? Preta ou verde-musgo, nem dá pra ver. Um monte de pintas pretas, em forma da letra “O”, por isso o nome indígena “súu-curi”, bote rápido.

De uns tempos pra cá ficam chamando-a de anaconda. Isso é nome em francês, em inglês, espanhol e holandês, não é brasileiro. Fiquei sabendo que tem até filme, ridículo. Só brasileiro bobalhão é que põe nome estrangeiro nos filhos e nos filmes. Ou você acha que um americano vai ter um filho com o nome de João? Ou um holandês com nome de Iara? Devia chamar “sucuri, a cobrona d’água”. No máximo uma fita peruana ficaria “amaru”, que é sucuri em quéchua, língua indígena local. Sucuri é em tupi.

Eu não arrisco mais ficar lavando meus peixinhos na beira do rio. Mas eu sou pequenininha. Ele não, e humano em geral também não. Acho que nunca irá atacar um homem, pois é um bicho muito estranho para ela. Predador sem noção.

Então eu não entendo o porquê do homem ficar tirando aquelas fotos bestas de um monte de gente carregando sucuri morta, algumas delas até grávidas. Elas demoram 6 meses para parir seus filhotinhos que já saem inteirinhos. E eles crescem durante a vida toda. Para ter mais de 7 metros ela deve viver quase trinta anos. Acho uma covardia. E quando estão descansando, com uma capivara no bucho? Nem direito de defesa tiveram.

Ou você acha que a sucuri tem na casa dela filme ou foto de homem pescando, ou mergulhando... e depois morto na barriga delas? Nunca vi e nem vou ver...

JB Alencastro