CARAMUGIM

PRIMEIRA PARTE

Estou sentado numa bolha , dessas que a gente assopra com um canudo na boca.

Azul é a sua cor e é feita desses sabões que usamos pra dar cheiro.

A calçada diante de meus olhos minúsculos é toda traçada, algumas formiguinhas que passam apressadas, nada dizem.

Os tijolos são rígidas paredes, é como se as formigas estivessem de ponta cabeça...

Minha cabecinha vai e vem, vai e vem, acompanhando todos os movimentos. Fico tonto, desequilibro e caio. Sinto uma dor imensa que não sei de onde vem. Que posso fazer se acabei de nascer? Ainda não conheço o meu corpo!

Uma gota salgada escorrega dos meus olhos, descubro então que estou chorando. Chorei tanto que uma formiguinha acabou parando:

___ Ei, desse jeito vai inundar o meu caminho!

A formiguinha estava com a barra da calça arregaçada.

___ Desculpe-me, mas acabo de me machucar...

___ Deixa ver, nossa você esfolou a barriguinha, é preciso ter mais cuidado! Venha, acho que podemos dar um jeito.

Com uma bondade imensa ela me ajudou a erguer a minha casquinha para diminuir o peso da dor.

Andamos, andamos, andamos muito mesmo, já estava suado. Algumas folhas verdes me faziam cócegas e de tanto que insistiam não sabia se ria ou se chorava.

___ Chegamos!

___ Que barulho é esse?

___ É a canção da Cascata Amiga!

___ Canção de quem?

Não respondeu, ficou em silêncio por um tempo e em seguida gritou:

___ Bom dia, Mãe Natureza!

As águas cairam mais fortes.

___ Estamos com um probleminha e acho que poderá nos ajudar. Meu amiguinho está ferido...

Assustei-me quando um peixe brincalhão apontou a cabeça espirrando água por todos os lados.

___ Em que posso ajudá-los? Perguntou ele arrumando os óculos.

A formiguinha então, me levou até ele com muito esforço.

___ Meu amiguinho machucou a barriguinha! Exclamou ela levantando a minha casca.

___ Hum, chega mais perto para que eu possa ver melhor.

Fiquei parado a sua frente e o peixe bonachão, levou um tempo examinando a minha dor.

___ Como foi que aconteceu, filho?

___ Estava sentado numa bolha, senti tonturas e cai.

___ Numa bolha heim? Precisa tomar mais cuidado, uma bolha é muito frágil, com um pequeno vento pode balançar!

E ainda examinando minha barriguinha perguntou, olhando por cima dos óculos:

___ Como se chama?

___ Caramugim!

___ Pois bem, Caramugim, vamos tratar do ferimento e depois vai prometer que tomará mais cuidado, está bem?

___ Mas eu não sabia que uma bolha balançava... Disse, buscando justificar a minha dor.

___ Eu sei, Caramugim, que nem sempre podemos adivinhar ou saber onde se esconde o perigo. Mas, é preciso ter muita cautela!

___ Então, me fale senhor peixe, diga-me quais os lugares onde posso pisar?

ELe sorriu.

___ Eu também não sei, o perigo está em toda parte filho, a cada passo que damos nunca sabemos o que vamos encontrar pela frente.

___ Mas nós temos os olhos que servem para nos guiar!

Exclamou a formiguinha que até então ficara calada.

___ Sim, temos os olhos, minha querida formiguinha, mas nem eles mesmos conseguem enxergar tudo.

E voltando-se para Caramugim continuou:

___ Caramugim, não queira correr desenfreadamente,´pois, a tarefa dos olhos é a de nos guiar mediante os nossos passos. Eles não poderão apontar o perigo diante de tamanha velocidade e mesmo que apontassem, não daria tempo de frear, você entende?

SEGUNDA PARTE

Abaixei minha cabeça e o deixei trabalhar. Com cuidado pingou uma gotinha de água em meu corpo e ela deslizou até minha barriga fazendo cócegas, disparei a rir. Ria tanto que a formiguinha riu também.

___ Pronto, como se sente?

___ Bem, muito bem!

Respondi ainda gargalhando e a formiguinha também gargalha-

va, achando graça do meu jeito. Foi ai que descobri a sua banguela e isto despertou em mim uma grande curiosidade; perguntava eu com os botões que não tinha:

___ " Por que a minha amiguinha era banguela? "

E embora curioso, fiquei com vergonha de perguntar a ela o motivo de sua banguela.

A dor havia passado, sentia-me feliz e agradecido.

___ Senhor Peixe, como posso lhe pagar tudo o que fez por mim?

___ Agindo sempre com cautela, caramugim porque você estando bem, poderei ajudar outros que precisam de mim!

Respondeu ele enlaçando meus ombros com carinho.

Despedimo-nos com o sorriso dos olhos e ao longe ele acenou dizendo:

___ Vão, meus amiguinhos e que Deus os acompanhem!

Olhei para todos os lados, só a formiguinha me acompanhava, mais ninguém, então parei.

___ Por que parou, Caramugim?

___ Estou esperando, ora!

___ Esperando o quê?

___ Este tal de Deus que o Senhor Peixe falou...

A formiguinha soltou uma gargalhada tão alta, mas tão alta que até as árvores taparam os ouvidos e depois me olhou com carinho, dizendo:

___ Caramugim! Você não pode ver Deus e nem entendê-lo, é muito pequeno para isso e mesmo que eu tentasse explicar, não entenderia. Mas acredite, embora não posaa vê-lo, Ele está caminhando ao nosso lado agora...

Com o canto dos olhos mais uma vez conferi e Ele não estava ali, pelo menos eu não O via.

___ Por que Deus é tão tímido assim? Sempre se esconde desse jeito?

Perguntei enquanto caminhávamos. Minha amiguinha novamente explodiu numa gargalhada, lembrei-me então de sua banguela e mais uma vez senti vontade de perguntar a ela porque não tinha dentes, mas me contive. Ela então, com toda a sua sensibilidade, sentiu que eu queria perguntar-lhe alguma coisa e então perguntou:

___ O que quer saber, Caramugim?

Fiquei roxo de vergonha, será que ela tinha lido o meu pensamento?

___ Não é nada não!

___ Ora, o que é isso meu amiguinho, pode perguntar!

___ Sabe o que é, formiguinha, acho que seus dentes cairam quando você riu... comentei com voz rouca.

___ Eu não tenho dentes, Caramugim, nasci assim. E você, quantos dentes tem?

Passei rapidamente a língua pela gengiva para contá-los e fiquei apavorado, meu coração disparou. Passei novamente a língua pela gengiva, mas desta vez devagarinho. Minhas bochechas pegaram fogo e não sei se ela percebeu, mas não havia um dente sequer na minha boca.Então arrisquei:

___ Devo ter mais, mas só consegui contar noventa e oito...

___ Ah! Exclamou ela. Depois prosseguimos a caminhada em silêncio e lá na frente ela me encarou com carinho.

___ Sabe amigo, acho que nos separamos por aqui!

___ Vai me deixar sozinho?

___ Ora, Caramugim, você não está sozinho!Está com Deus lembra?

___ De que adianta isso, Ele não fala comigo mesmo...

Dei de ombros, com tristeza.

___ Ele falou com você através do Peixe Amigo! Exclamou ela acariciando minha casquinha.

Abaixei minha cabecinha e uma gota salgada escorreu na minha boca.Solucei.

___ Preciso ir agora amigo, tenho muito o que fazer, procure entender...

___ Pensei que fosse ficar para sempre comigo! Falei, ainda soluçando.

___ Escute Caramugim, não podemos e nem devemos ficar sentindo o cheiro do rastro dos outros. Talvez, o que é bom para você não seja bom para mim.Cada um de nós tem um caminho a seguir, mas isso não quer dizer que não possamos nos ver de vez em quando para diminuir a saudade, para aliviar a dor de nossas feridas ou para fazer ainda mais felizes os nossos corações. Doe-se sempre Caramugim, temos sempre que sermos úteis aos outros, senão a vida de nada valerá. Você pode sentir isso na própria casquinha ao se deparar com o Peixe Amigo não foi? Mas não precisamos viver para sempre ao seu lado,pois o importante Caramugim, é sentir o amor dele que para sempre se infiltrou em nossos corações!

Encarei minha amiguinha com os olhos rasos de lágrimas.

___ Vou sentir saudade, sei que vou...

___ Eu também, mas ficarei feliz em saber que como eu, estará fazendo o bem em outro lugar. Com nossa bondade Caramugim, podemos ter amigos em todos os cantos do universo! Não é maravilhoso? Já pensou se ficássemos todos juntos? Só poderíamos ajudar os daqui e os de lá, não. Você por acaso ficaria feliz em ouvir o choro de um amigo do outro lado do mundo? Então, quem sabe eu estarei lá para ajudá-lo! Isso não o deixará feliz?

Sabia que a formiguinha tinha razão então procurei me conformar, mas era tão difícil...

___ Você está certa, mas se ficássemos juntos poderia aprender tanta coisa com você... Tentei mais uma vez.

___ Poderá aprender muito mais com tudo que está a sua volta, Caramugim! Não se esqueça, quanto mais amigos conquistar mais aprenderá.Comigo só aprenderia o que sei, mas o que não parenderá com tantos outros?

Sorrimos e nos abraçamos. Aquele abraço era forte e sincero.

___ Ainda nos veremos amigo!

Gritou ela se afastando. Fiquei ali parado por um tempo, sentindo o seu coraçãozinho se afastar.Por fim, em companhia das estrelas, adormeci.

( Continua no próximo domingo )

" Uma semana de Luz a todos( as )!"

Di Petenatti

YEND
Enviado por YEND em 19/03/2006
Reeditado em 26/03/2006
Código do texto: T125346