CARAMUGIM

TERCEIRA PARTE

Acordei com uma grande tristeza invadindo meu pequeno coração de caramujo. Lembrei-me da formiguinha e algumas lágrimas rolaram, molhando as plantinhas verdes. Olhei para todos os lados indeciso, que caminho seguir? Então fechei os olhos e girei, apontando e gritando:

___ É pra lá que eu vou!

Andei durante longos minutos.

___ Que solidão meu Deus! ( Lembrei-me Dele )

Sentei-me numa pedra desanimado.

___ Cof! Cof! Ei, o que está acontecendo?

Gritei irritado, respirando poeira.

___ Sai da frente caramujo, não vê que estamos com pressa?

Ordenou um coelho todo empoeirado...

___ Para onde estão indo?

___ Não faça perguntas, caramujo! Exclamou uma minhoca desajeitada.

___ Bem, é melhor segui-los, senão ainda acabo pisoteado...

___ Ih, caramujo, com esta moleza não vai chegar nunca! Exclamou a coruja zombando de mim.

___ Amiga, por favor responda! Para onde estão indo?

___ Ah, vê se não amola, caramujo! Exclamou ela alçando vôo.

___ Cof! Cof! Ei amigos, mais devagar por favor... E agora, o que vou fazer? Perdi todos de vista! Poxa, bem que eles podiam ter me esperado!

A poeira baixou e um cheiro agradável veio brincar com o meu pequeno nariz. Aquele cheiro era tão gostoso que inspirei o ar com todas as forças de um caramujo.

___ Vamos lá, amiguinho, não desista!

Deparei-me então com uma flor muito frágil e muito bela!

___ O que faz você ai, presa entre os rochedos, por acaso está de castigo?

___ Oi, eu sou uma flor azul e preciso ficar neste lugar...

___ Mas não vejo outras flores por aqui, não se sente só?

___ Não, tenho muitos amigos!

___ Mas você é a única flor...

___ Não sabe que é preciso existir pelo menos uma flor em cada lugar? Aqui estou para oferecer o meu perfume!

___ Quem são seus amigos?

___ Os rochedos, o sol, a terra, a água!

___ Os rochedos? Mas são tão grosseiros!

___ Não fale assim deles, são eles que me dão segurança quando vem as tempestades, se não fossem eles já teria sido arrastada pela enxurrada ou arrancada e atirada ao longe pelo vento.

___ Mas como as águas poderiam arrastar você, não são amigas?

___ As águas não têm culpa de provocar enxurradas meu amiguinho, elas apenas se chocam lá em cima no céu e descem em disparada, depois batem no solo e escorrem pelos sulcos da terra.

___ Não sei, acho que o fato das gotas se cruzarem lá em cima e fazer tudo isso que falou não justifica o ato de arrancá-la dai.

___ Pois é, mas uma gota é uma gota igualzinha ao orvalho fresco da manhã que nos sacia acariciando a nossa sede e tão delicado é o orvalho! No entanto esta mesma gota unida a milhares de outras gotas pode nos causar a morte. Não as culpo por isto porque é preciso morrer para renascer... o trigo não morre para se transformar em pão?

Além do mais, uma enxurrada poderá tirar-me a vida mas também poderá devolvê-la a uma planta semimorta, num solo

árido e assim, esta mesma planta poderá dar vida a alguém através dos seus frutos. Então, não é justo o que acontece com a natureza?

Não disse mais nada, apenas inspirei com carinho aquele perfume.

___ E você quem é?

___ Eu me chamo Caramugim!

___ Também está em busca de um pote de ouro, Caramugim?

___ Não, o que é isso! Eu estava apenas passando...então eles estão em busca de um pote de ouro, Florzinha Azul?

___ Sim, escondido atrás do Arco-Iris!

___ Ah essa é boa,e eu quase morri atropelado por causa disso! Que faria eu com um pote de ouro?

Um soluço chegou até meus ouvidos...

___ Ei, quem está chorando desse jeito?

___ Olha só Caramugim, é aquela menininha ali!

___ Por que chora, minha amiguinha?

Perguntei me aproximando dela.

___ Estou com fome!

Respondeu ela, enxugando o rosto com a mãozinha encardida.

___ Está com fome! Sabe Florzinha Azul, estive pensando e se eu continuasse o meu caminho e...

___ Apanhasse o pote de ouro! Acho que é uma boa idéia, Caramugim!

___ Mas me sinto muito cansado e além do mais, sou muito lento!

___ Caramugim! Se teme chegar atrasado, lembre-se que nem sempre o mais veloz é o que chega primeiro. As vezes, o mais veloz se perde no meio do caminho, tamanha é a sua pressa.Ou ele logo se cansa, tamanha é a sua sede.

___ É, você tem mesmo razão, Florzinha azul! Então, lá vou eu em busca do Arco-Iris!

( Continua no próximo domingo... )

" Luz e Paz a todos !"

Di Petenatti

YEND
Enviado por YEND em 02/04/2006
Código do texto: T132545