A Chupeta pepeta

A chupeta Pepeta

Era uma vez uma chupeta vermelha de bolinhas, ela vivia triste por que ninguém a comprava.Todos a viam na farmácia, mas a olhavam meio enojados e acabavam por deixá-la sempre sozinha.

As mães chegavam apressadas e se haviam perdido a chupeta adorada do filho só queriam escolher uma de mesma cor, mesmo bico, mesmo formato.E a chupetinha ficava sempre tristonha encolhida em seu cantinho de plástico.

Uma mãe que resolvera não dar chupeta ao filho foi passando e a viu, olhou, admirou-na e achou a Pepeta linda, fashion, e muito engraçada.Pepeta ficou corada de alegria e toda saltitante ficou quando soube que ia ser amada por sua nova dona.

Os dias passaram e pepeta era adorada, beijada, aquecida, guardada com cuidado, tal como os bichinho amigos da menina. Se em algum momento a menininha a deixava cair, logo e prontamente a mãe a vinha cuidar dela, e era uma hora de banho quente, fervente, pra deixar pepeta sempre limpinha e cheirosa.

A menininha cresceu e com pepeta desenvolveu-se, mas sempre que queria carinho estava a procurar pepeta como que fosse um abraço, se desejava dormir não largava pepeta, e se ao dormir ela saia de perto, ah! Ai sim abria o berreiro!

Os meses passaram e a mãe da menina percebeu que ela estava crescendo demais pra ser amiga de uma chupeta, eram as conversas em murmurinho, eram dicas de avó, eram recomendações médicas, todas essas a fim de que Pepeta fosse deixada pra trás.

Pepeta era de vida e sonhos de criança, mas de uma infância primeira, e a menina já havia deixado sua infância crescer.

A mãe triste por ter que se despedir da chupeta começou a ler sobre a vida de pepeta, e entre contos leu o conto Minha chupeta virou estrela, e pode ver que a chupeta é um vínculo de mãe e filho, uma demonstração de carinho, um apego a criança que cresce e que as mães teimam em deixá-la ainda pequena, mesmo que se deseje o crescimento e amadurecimento infantil.

Foi assim depois de conversas e reflexões do uso amigo da chupeta pepeta que a mãe passou a retirá-la do quarto, das tardes assistindo a tv, da manhã preguiçosa e da boca da menina por conseqüência.

Pepeta não ficou triste, sabia que sua função fora bem exercida e que a menina sentiria saudades, mas depois a esqueceria, e guardaria com ela na memória e nas fotografias.

Sabia que seria lenda, estória, poesia!

Como a que sua mãe escrevera um dia.

Pepeta adormeceu, a menina ia pra escola, brincava, comia dançava e de pepeta esquecia,

A chupeta pepeta fora encontro, uma vida, consolo de choro, euforia.Agora pepeta era a estrela do conto de Pedro e uma linda poesia, que a menina só leu depois que cresceu.

Paula Belmino

*Memória a Chupeta Pepeta (assim Alice a chama) vermelhinha de bolinhas brancas, que por vezes foi comprada em réplica pra enganar a menina!

Vejam em meu blog a foto da Alice e a Chupeta pepeta

paulabelmino.blogspot.com