MUITO, MAS MUITO MAIS QUE AMIGO.

Um verde maravilhoso cobre toda a mata, e como todo mundo tem um lugar preferido, o lobo estava deitado na sombra de um imenso pau ferro, junto com o tamanduá batendo um papo, até que o tamanduá notou algo estranho e comentou:

— Hoje esta fazendo muito silêncio, nem os pássaros estão cantando.

— Com esse calor, tá todo mundo escondido em suas tocas.

— Mas esse silêncio incomoda, falou o tamanduá.

— Pois então comece a pular cantar que rapidamente você vai resolver o seu problema.

— Não! De jeito nenhum, nesse calor o silêncio esta ótimo e pular, tô fora!

— Então vamos dar uma volta porque até eu estou achando muito estranho, esta tudo muito quieto.

E saíram olhando para todos os cantos e arvores da floresta, mas não viram ninguém, até que o silêncio foi interrompido por uma algazarra danada, ai se olharam e o tamanduá...

— Vem de lá!

E aponta para a lagoa, e na mesma hora saem em disparada para encontrar seus amigos, e quando chegam topam com a maior festa, era macaco mergulhando do alto de galhos, jacaré batendo o rabo na água levantando um aguaceiro danado para molhar o urso e os outros que corriam de um lado para o outro na margem.

Animados com tanta agitação, entram na brincadeira, e quando o tamanduá chega à margem se sacode para secar-se, e quando se vira vê o lobo olhando sério e com um jeito preocupado para a lagoa lotada de bichos brincando e pergunta:

— O que esta te preocupando?

— Não estou preocupado, só estou achando que tem muito espaço nessa lagoa.

— É mesmo! Eu nunca tinha reparado como ela é espaçosa, falou o tamanduá.

O urso que estava se secando ao sol ouve a conversa e diz:

— Estão achando espaçosa? É porque o elefante não está aqui.

— É mesmo! Falaram juntos.

E o lobo pergunta:

— Cadê ele?

Como ninguém sabia, saíram a sua procura, e de repente viram o gigantesco amigo se balançando de um lado pro outro, com a tromba tocando o chão, com uma tristeza danada estampada no olhar.

— O que esta acontecendo? Perguntou o lobo.

O elefante, se afastando, olha para seu amigo e diz apontando com a tromba:

— Isso!!!

E mostra o que sobrou de sua arvore preferida, só uma parte do tronco e um monte de folhas ao seu redor, e o lobo olha desolado para o amigo sem saber o que fazer.

E o urso:

— Mas aqui e uma reserva florestal! Como é que entram aqui e cortam uma arvore?

— É mesmo! E tem uma placa proibindo, falou o tatu.

— Aonde? Perguntou o tamanduá.

— Bem ali! Falou o tatu.

E apontou para uma moita de capim muito alto que a cobria.

— Assim ninguém vai vê-la falou o urso.

E se aproximaram da placa desolados, e na mesma hora ouviram um som de um caminhão que se aproximava, e por precaução se embrenharam no mato, pois com a placa coberta não sabiam o que poderia acontecer, e ficaram escondidos por algum tempo, até a hora que ouviram o caminhão partir.

Com medo e preocupados com a derrubada da floresta, saíram vagarosamente de seus esconderijos e para surpresa de todos quando se aproximaram da placa...

— Olhem só o que fizeram!

— É por isso que não fizeram barulho, falou o tamanduá.

E o urso...

— Colocaram uma placa novinha e capinaram todo o mato a sua volta, agora todos vão poder vê-la!

O tatu olha para seu gigantesco amigo e fala:

— Pelo menos assim, fica avisado que não é para derrubar mais nada.

— Mas era a minha arvore que morreu!

Falou choramingando o elefante enquanto andava para perto do que restou dela, o tatu vendo o amigo inconsolável se vira para os outros animais e...

— Nós não podemos deixá-lo assim.

— Claro que não! Ainda mais ele que sempre nos ajudou, falou o lobo.

— Mas eu tenho a solução, Falou o urso.

— Qual? Perguntou o tatu.

O urso faz uma cara de sabido e sai animado ao encontro do elefante, e ao chegar lhe pergunta.

— Você sempre solucionou os nossos problemas, é ou não é?

— Eu tento, disse olhando para baixo.

— Sabe porque você tenta?

— Porque essa é a maneira que qualquer um tem para resolver alguma coisa.

— Não é só isso, é porque você sabe que a esperança de resolver qualquer coisa é ultima que pode morrer.

— Não foi o caso da minha arvore que me refrescava com sua sombra.

— Claro que é!

Quando falou todos os animais se aproximaram, pois queriam ajudar o amigo, mas não sabiam o que fazer, e o urso vai atrás do tronco e começa a remover as folhas, e fala para o elefante:

— Olha só o que tem aqui!

Ai o elefante se aproxima e solta um grito de alegria quando vê um lindo broto surgindo do tronco.

E o urso fala:

— É a esperança de uma nova sombra surgindo, e para esperar ela crescer você vai ter que resolver um problemão na lagoa.

— Faço qualquer coisa! Para vê-la linda como era novamente.

— Então vamos lá falou o tatu.

E o elefante coloca o tatu sobre sua cabeça, com a tromba, e convida todos os outros animais para irem com eles, e quando chegam na lagoa ela estava cheia de animais, e o elefante pergunta:

— Qual é o problema? Esta maravilhosa como sempre.

— Entre nela! Disse o urso!

E todos vão parar na margem com seu mergulho gigantesco, e ele pergunta.

— A água esta ótima de que problema vocês estão falando?

— Era do excesso de espaço, lhe disseram.

E riram a vontade com a alegria do amigo.

— Pois ta tudo resolvido! Falou o elefante.

— Nem tudo! Porque será que cortaram a sua arvore? Perguntou o urso.

— Essa e uma outra estória e vai se chamar AMIGOS, falou o lobo.

E todos pulam em cima do elefante e no que restou de espaço na lagoa e se divertiram para valer dessa vez apertados, porem, juntos.

DiMiTRi

20/6/2006 23:17