As Estrelinhas são Filhotinhos da Lua

Concepções de Heloysa

Heloysa é minha netinha. Tem quatro aninhos de idade e o xodozinho de uma família de oito adultos. Todos têm uma relação muito gostosa com ela que além de linda, é muito inteligente é gostosíssima de se pegar.... Nós duas somos amigas, companheiras e nos divertimos em nossas brincadeiras, viagens imaginárias além de jpogar pedrinhas no rio, uma das atividaes prediletas dela.

Moramos em um local muito gostoso, não fica no centro da cidade, mais em um local próximo e muito agradável. De lá nos é possível avistar os edifícios que a noite ficam encantadoramente luminosos, além dos aviões que pousam ou levantam vôo no aeroporto próximo dali. Temos ainda o privilégio de passar pelo Lago Igapó a caminho da escolinha onde Heloysa estuda. O Lago Igapó é um dos pontos turístico de nossa cidade.

A pequena Heloysa é muito observadora e nos surpreende com suas concepções e fantasias.

Um dia desses pouco antes das sete horas da manhã, hora de acordar para ir à escolinha, ainda com olhos fechados responde para a mãe bem assim:

___Não vou acordar...não estou ouvindo os carros. Os carros estão dormindo, minhas professoras estão dormindo. Minha escolinha está dormindo e o lago ainda está fechado...

**************************************************

Concepçoes de Heloysa 3:

Sua mãezinha se chama Jaqueline etrabalha no período da tarde e costuma chegar em casa à noite. Expliquei a Helozinha que mamãe sempre chega depois que as estrelinhas aparecem no céu. Então, ela habituou-se a de instante a instante sair na varanda para ver se as estrelinhas já apareceram. Outro dia me surpreendeu com esta:

___Vovó, sabia que já está anoitecendo? É. Logo, logo a lua vem e depois vem seus filhotinhos, as estrelinhas...

****************************************************

Concepçoes de Heloysa 4:

Com essa estória de observar as estrelinhas, tornou-se uma admiradora das mesmas e desenvolveu várias concepções a respeito delas. Observem esta:

___Vovó você sabe como as estrelinhas vem para céu?

___Não. Não sei não. Como será que elas vem?

___De avião. Naquele grandão que chega a noite...

___Humm! (comecei a imaginar as estrelinhas acomodadinhas em suas poltronas e ao mesmo tempo saltitantes, sorridentes, felizes porque já, já se juntarão a mamãezinha Lua e logo depois todas saltando, se espalhando e iluminando o céu...). Ela viaja e eu viajo com ela.

****************************************************

Concepções de Heloysa 5:

___Vovó, você sabia que a noite tem estrelinha que faz assim( simula um vôo) e vão ficar grudadas lá nos prédios? avistando os edifícios iluminados de longe ainda não percebeu que o brilho são das lâmpadas acesas, acredita que são estrelinhas que estão grudadas nas paredes para enfeitá-los, como talvez igual asda árvore de natal.

****************************************************

Concepçoes de Heloysa 7

Numa noite dessas saimos na varanda para observar as estrelinhas enquanto mamãe não chegava. Interessante que não conseguíamos avistar a Lua...Onde estaria? Então resolvemos sair no quintal para ver o céu por inteiro...mas mesmo assim não conseguimos avistá-la e Heloysa logo concluiu que Mamãe Lua fora trabalhar e que as estrelinhas estavam sozinhas no céu...Oh !!!

Estou achando que logo, logo ela vai encontrar alguém no céu para ser a vovó das estrelinhas. ..Quem será?

***************************************************

Fico cá a pensar: Será que essa Heloysa não é um caso de pura poesia?

Vocês por acaso conhecem o caso do Paulo, àquele que tinha fama de mentiroso?

Lá vai então para que apreciem:

“Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa Dizendo que ira no campo dois dragões – da - independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas. A mãe botou – o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua todo cheio de buraquinhos feito queijo,e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias. Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Espídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame. O Dr Epaminondas abanou a cabeça: __Não há nada a fazer, Dona Colo. Este menino é mesmo um caso de poesia.”

Carlos Drummond de Andrade

Extraído do livro “ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS - ORIENTAÇÕES PARA A INCLUSÃO DA CRIANÇA DE SEIS ANOS DE IDADE-+1 ANO É FUNDAMENTAL” Por Sonia kramer