Tem Elefante No Círculo?

Heloysa tem quatro aninhos e está naquela fase que não tem compreensão ainda para algumas coisas. Como não entende fica repetindo a mesma pergunta várias vezes assim como uma vitrolinha quebrada, até que que uma luz lhe clareie algo concreto. Recentemente aprendeu sobre formas geométricas em um programa infantil na TV, "Os Backyardigans", complementando o conteúdo da escolinha onde estuda. Agora tudo ela associa as formas geométricas e como seu mundinho é muito concreto, nada abstrato acaba por confundir muitas informações.

Outro dia durante o banho me perguntou:

__Vovó, se você ver um elefante por aí você me avisa?

__Eu aviso sim, Mais é bom adiantar que não existe elefantes andando por aí.

___Por que não?

___Porque aqui onde moramos não tem elefantes. Só nos circos

___Tem elefante no "círculo"???? -arregalando um olhão.

___Não. Não é no círculo, é no circo.

___Tem elefante no círculo?

E assim respondi essa pergunta sucessivamente por umas quatro vezes...

___Já disse que não é no círculo. É no"cir-co". Circo de palhaço. "Circo Du Soller"...Lembra?

___Ah, e lá tem Leão também?

___Sim, lá também tem leões.

___Ui, eu não quero ir no circo, tenho medo do Leão.

___Não tem perigo. Ele fica na jaula.

___Na jaaaula ? Não é no círculo?...

___Eu fui em um circo uma vez a muito tempo, nem me lembro qual era e nome. Lá havia leões, elefantes...

___Era que dia, vó?

___Não me lembro. Faz muito tempo.

___Mais que dia era vó?

___Não me lembro. Faz muito tempo. Sua tia ainda era um bebê (hoje tem 25).

___Mais que dia era?

___Faz muito tempo, eu não me lembro do dia.

___Ah sei. Você não se lembra porque é beeeeem velhinha, né vó?

___Éééééé, é por isso que a vovó não se lembra porque é bem velhinha.

Tenho 47, e me senti com uns noventa e lá vai pedras, mais as vezes não existe outra coisa a se fazer a não ser concordar serenamente.

Pausa.

...Mais o elefante estava no círculo?