A Menina Maluquete - Capítulo 9

Capítulo 9 Problemas não são problemas

-Oi Tia Malu.

-Oi mocinha, como vai?

-Vou bem e estou feliz por que estou aprendendo coisas legais com você.

-Então estamos quites, porque eu também estou aprendendo coisas muito legais com você...

-É mesmo? O que, por exemplo?

-Com você aprendo como ser adolescente, como ser sempre jovem e a não ficar uma senhora séria e chata.

-Ah, entendo...

-Principalmente aprendo que cada dia é um novo dia e que não preciso me preocupar com o que passou. Ontem, por exemplo, tive uma notícia ruim e fiquei muito triste, até tive dor de cabeça. Mas hoje acordei disposta a me renovar e a não me deixar abater por nada disso.

-Ah, entendo...

-Percebi que cada pessoa tem suas dificuldades e que ela encontra forças para lidar com isso. Agora, se eu me envolver nos problemas dela, ficar com pena, tentar resolver por ela, eu não terei forças, porque os problemas são dela e não meus. Então ficarei sobrecarregada e até doente.

-Ah, entendo...

-Acho que estou falando coisas muito difíceis hoje...

-Não, tia Malu. É que estou pensando em tudo isso... Todas as pessoas passam por dificuldades?

-Sim, querida, e cada um reage à sua maneira.

-Mas não tem pessoas felizes e que não têm problemas?

-Pessoas felizes não quer dizer que não tenham problemas. Podemos ser felizes apesar de termos problemas.

-Como assim?

-Quando você vai para a escola, você não se sente feliz? Estar aprendendo coisas novas, encontrar com as amigas, etc.?

-Sim, agora que você me fez prestar atenção nisso percebo que eu me sinto feliz...

-Pois então, lá chegando os professores não dão problemas para exercitar sua inteligência e aumentar sua capacidade?

-Sim, eles dão.

-E você fica infeliz por causa disso? Se você errar, pode refazer e aprender, não é assim?

-É mais ou menos isso.

-Pois na vida é assim também. As dificuldades vêm para que nós possamos exercitar nossas capacidades e não para ficarmos infelizes. Mesmo tendo problemas e dificuldades, podemos continuar sendo felizes.

-E como fazer isso acontecer assim?

-Afirmando.

-Como assim, afirmando?

-Afirmar é dizer uma coisa com força e convicção. É ter certeza, ter fé a respeito de algum assunto e dizer isso claramente. Por exemplo:

-“Sei que apareceu esse problema em minha vida, mas afirmo que continuo sendo feliz e que isso se resolverá no momento oportuno!”.

As duas sorriram felizes: ambas tinham aprendido essa lição nesse momento!

************

Pessoal, a novela está acabando, são só 11 capítulos!

Na

Escola da Evolução

vocês podem conhecer mais textos interessantes

http://escoladeevolucao.zip.net

Abraço,

Malu

Malu Thana Moraes
Enviado por Malu Thana Moraes em 13/08/2009
Reeditado em 13/12/2017
Código do texto: T1752450
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.