O Segredo de Manuela

- Eu sei o seu segredo!

Esta frase ecoou terrivelmente nos ouvidos de Manuela.

Como ele poderia saber? Uma fúria foi tomando-lhe o corpo, os pelos arrepiaram-se, os olhos arregalaram-se. Ficou na ponta dos pés, pronta para o ataque.

Quem teria contado? Só poderia ter sido seu irmão. Aquele garoto não tinha jeito mesmo. E agora? O dia havia começado tão bem!

Ao chegar à escola, Manuela fora direto para sala de aula, haveria prova de matemática. Quando terminou a prova, a menina estava feliz porque sabia que havia conseguido responder as questões muito bem.

Enquanto esperava todos da sala terminar, ficou conversando com seu amigo Fernando, de quem ela gostava há muito. Afinal, conheciam-se desde os 3 anos de idade. Até que foram interrompidos pelo toque para o recreio e aquele garoto lhe apareceu com a tal frase.

Será que o segredo era sobre o Fernando e ela? Ah não!Ela não aguentava mais!

Manuela era uma menina forte, decidida. Mas aquela frase balançara sua estrutura. – Eu sei o seu segredo!

O jeito era perguntar:

- Que segredo?

O menino mal ouviu Manuela perguntar foi logo despejando:

- Tu não sabe amarrar o cadarço do sapato.

Por alguns segundos a menina não sabia se ria ou se dava uma tapa naquele moleque, por tê-la deixado tão apavorada.

- Eu não sei amarrar o cadarço do meu sapato? Quem disse?

Aliviada e ao mesmo tempo furiosa com toda a situação, Manuela teve que provar que já sabia dar o laço no cordão de seu tênis. Afinal, ela estava com 10 anos, tinha uma reputação a zelar.