A TANAJURA NO SPA -  imprima e leia pra seu filho


Dona Tanajura, mais conhecida como Taná bunduda, já estava cansada de ouvir piadinhas na rua, quando passava rebolando o bumbum grande que tem.
- Lá vai a gostosona do pedaço, dizia o gafanhoto.
- Que coisinha boazuda! Exclamava o papagaio, seu
fã ardoroso.
O marido dela quase todo dia brigava com os outros animais que viviam perturbando a sua esposa.
Ela fazia dieta, corria na praia, malhava na academia e nada de diminuir aquele traseiro volumoso.
Um dia ela resolveu ir para um Spa. Se todo mundo que vai para um Spa emagrece, eu também vou conseguir, pensou.
Arrumou as malas com manequim 42. Dessa vez ou vai ou racha!!! Ou emagreço ou não me chamo Taná.
Passou 15 dias só comendo alface, tomate, vagem e repolho. Emagreceu até demais e por isso seu bumbum agora, parecia até maior porque o corpo estava muito magro.
O marido foi visitá-la depois de uma semana e a achou abatida, mas ela queria continuar.
Agora vou até o fim, Tanajurão, disse, muito segura de si.
Só depois de três semanas ela resolveu voltar par casa.
Na primeira vez que saiu à rua escutou um gracejo que não lhe agradou nada – a chamaram de bunda mole.
Taná, você está parecendo uma ameixa seca, diziam as amigas. Volte ao seu peso normal. Nós, as tanajuras, temos esse formato de corpo. Muita gente gostaria de ter esse nosso traseiro arredondado e charmoso que temos. Se Deus nos fez assim, é para ser assim, ora bolas! Cada pessoa tem um gosto e a beleza tem várias faces. Você já observou como as pessoas são diferentes? Tem gente branca, tem gente negra, tem gente magra, tem gorda, tem alta e tem baixa, tem loura ou morena. Tem sempre alguém que acha esse ou aquele mais bonito. Entre os bichos também é assim. Você já imaginou se todos tivessem o mesmo gosto? E, além do mais, beleza não é só um corpinho esbelto não. A beleza mais importante é a beleza do coração, a beleza interior, coisa que pouca gente conhece, minha filha!
O marido de Taná já não achava a sua esposa tão bonita quanto antes e andava muito desanimado. Achava a sua amada com tristeza e, às vezes, até achava que não a amava mais.
Um dia acordou, leu o jornal, deu uma volta pelo quintal e resolveu dizer à esposa que iria embora.
Taná levou um susto. Não esperava ouvir aquilo.
- Por quê, meu Tanajurão? – perguntou muito chorosa.
- Porque não gosto de tanajura magrela, sem a parte
carnuda que é o seu charme.
Taná, desesperada, foi até à igreja pedir a Deus que a ajudsse.
Deus olhou bem pra ela e perguntou: Tanajura, o que lhe aflige?
- Pode me chamar de Taná, Deus.
- Ta legal, Taná. De que é que você está
reclamando? Você quer ser outro bicho? Quer que eu a transforme em burro?
- Nãããããão. O burro tem orelhas muito feias!
- Então em cachorro?
- Nããããão. O cachorro fica preso, amarrado na
corrente.
- Em cavalo, então?
- Nããããão. Cavalo tem que carregar fardos pesados.
- Então em cobra?
- Nããããão. A cobra é muito repelente. Todo mundo tem emdo.
- Em gato?
- Nããããão. Gato tem que correr atrás do rato o dia
inteiro.
- Em tartaruga?
- Ora, Deus, o senhor acha que eu vou querer ser
tartaruga e carregar a casa nas costas a vida toda? Eu tenho problema de coluna só de carregar esse bundão que o Senhor me deu, agora ainda vou carregar uma casa? Nananinanão, de jeito nenhum.
Deus, que já estava ficando cansado daquela
tanajura sempre insatisfeita, virou-se para ela e disse: Taná, já está quase na hora da novela e eu ainda tenho que fazer meia dúzia de milagres antes de voltar para o céu. Que bicho, afinal de contas, você quer ser? – exclamou Deus, já meio impaciente.
Taná pensou...pensou...pensou....pensou mais um pouco ainda e, quando a sua cabeça já estava doendo de tanto pensar, disse: Deus, eu acho que quero ser tanajura mesmo. Estive pensando nos conselhos que as minhas amigas me deram. Para ser sincera não tenho do que reclamar. Vou passar a me sentir bonita de hoje em diante. Beijou a mão de Deus e saiu rebolando o traseiro.
Deus ficou olhando até ela sumir na esquina, deu um sorriso e depois foi embora pro céu.
Chegando lá falou pro anjo que fazia as formigas: Olha aqui, garoto,, você está desperdiçando matéria prima botando um bundão desse na tanajura. Na próxima remessa quero tods as formigas pequeninas, como eu te ensinei, falou? Vê se economiza massa par botar um rabo maior no elefante, que já reclamou há mais de um mês. O pobre do elefante, com todo aquele tamanho, tem um rabinho de nada. Ele tem toda razão de ficar chateado. Oh...minha mãe, que anjos mais incompetentes!
O anjo ficou resmungando e Deus lhe disse: vê se não reclama, viu? Você quer que eu te tire desse trabalho mole de fazer formigas e te bote para fazer porco espinho? Ou prefere que eu te bote para ser anjo da guarda de criança levada?
O anjo abaixou a cabeça e ficou bem quietinho.
Rapaz! Já pensou se anjo da guarda de criança levada? E se for malcriada então, nem pensar! Dá o maior tarabalhão. Ninguém gosta de criança malcriada e a gente tem que estar sempre arranjando desculpas para as coisas feias que elas fazem. Nem pensar! Vou continuar fazendo as minhas formiguinhas com capricho dobrado. Afinal, tá difícil de conseguir emprego hoje em dia.
Taná foi pra casa e agora está se alimentando bem para reconquistar o Tanajurão, seu marido.
Dois meses depois ela já tinha voltado ao seu peso normal e o marido voltou e, agora, sai todo orgulhoso com sua Taná bunduda, a gostosona do bairro.



edina bravo
Enviado por edina bravo em 04/12/2010
Reeditado em 29/05/2013
Código do texto: T2653265
Classificação de conteúdo: seguro